Comissões Permanentes de Integração Ensino Serviço (CIES)

O QUE SÃO AS COMISSÕES PERMANENTES DE INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO (CIES)?

As Comissões Permanentes de Integração Ensino Serviço (CIES) são instâncias colegiadas intersetoriais e interinstitucionais, não paritárias, de natureza permanente, para a tomada de decisões por consenso que tem como objetivos planejar, monitorar e avaliar a educação permanente em saúde no Espírito Santo.

A CIES Estadual é responsável pelo apoio técnico e metodológico à estratégia de condução e operacionalização da Política Estadual de Educação Permanente em Saúde, vinculada à Comissão Intergestores Bipartite (CIB-ES), participando da formulação, condução e desenvolvimento da Política, contribuindo com a organização dos gastos e otimização dos recursos.

COMO FUNCIONA?

As competências das CIES são:

• Apoiar e cooperar com os Colegiados Intergestores Regionais (CIR) para a construção dos Planos Regionais de Educação Permanente em Saúde da área de abrangência;
  • Articular instituições para propor, de forma coordenada, estratégias de intervenção no campo da formação e desenvolvimento dos trabalhadores;
  • Acompanhar, monitorar e avaliar os projetos implementados e fornecer informações aos gestores dos CIR´s para a construção do Plano de Ação Regional;
  • Propor intervenções, planejar e desenvolver ações que contribuam para o cumprimento das responsabilidades assumidas nos respectivos Termos de Compromisso de Gestão;
  • Acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações e estratégias de Educação Permanente em Saúde.

RESULTADOS

• Apoio e cooperação com os gestores na discussão sobre educação permanente em saúde;
  • Adesão cooperativa e solidária de instituições de formação e desenvolvimento dos trabalhadores de saúde aos princípios, à condução e ao desenvolvimento da Educação Permanente em Saúde, ampliando a capacidade pedagógica em toda a rede de saúde e educação.