III Mostra dos Projetos Aplicativos dos Programas de Residências em Saúde recebe mais de 30 trabalhos

A III Mostra dos Projetos Aplicativos dos Programas de Residências em Saúde do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) reuniu um total de 38 trabalhos sobre temas que impactam a saúde da população no Espírito Santo. A apresentação dos resultados ocorreu, em formato virtual, no último dia 28 de fevereiro.
As ações foram desenvolvidas por grupos de residentes médicos em Medicina de Família e Comunidade e de residentes multiprofissionais em Saúde da Família, Saúde Coletiva, Saúde Mental e Cuidados Paliativos.
A aplicação dos projetos aconteceu, durante todo o ano de 2022, nos campos de prática onde os residentes atuam, como nos municípios de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Jerônimo Monteiro, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.
Entre as temáticas apresentadas, tinham as abordagens sobre a redução da alta prevalência de idosos hipertensos e diabéticos; a qualificação da abordagem no cuidado em saúde mental de adolescentes; as estratégias para o enfrentamento do sofrimento psíquico de mulheres; a humanização em saúde com pacientes oncológicos; e a intervenção sobre a violência interpessoal e autoprovocada.
“Os projetos aplicativos partem de um diagnóstico realizado da situação do serviço ou do território no qual o residente se encontra inserido. Então, eles vêm para tentar responder aos problemas daquele local e traçar soluções para as diversas situações de saúde que se apresentam num cenário de prática. O objetivo final é sempre propor uma ação ou melhoria que impacte diretamente a saúde da população capixaba”, destacou a coordenadora dos Programas de Residências, Juliana Mariano.
Programas de Residências Médicas e Multiprofissionais
As Residências Médicas e Multiprofissionais têm como objetivos promover a qualidade e alcançar a integralidade de ações em saúde ofertadas aos usuários do Sistema Único de Saúde, por meio de uma formação especializada.
Um dos diferenciais do programa é o cenário de prática, formando profissionais no serviço e com conhecimento dos cenários da rede de saúde. Com isso, é possível capacitar os residentes em áreas específicas de formação e integrar com demais áreas profissionais.
Os residentes têm o processo de formação baseado em metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem, com 80% da carga horária dedicadas para as atividades práticas e 20% dedicadas para a abordagem de temas, como a competência do cuidado, da gestão, da investigação e da educação em saúde.
Os programas de residência são ofertados em modalidades de ensino de pós-graduação e são destinados para as seguintes especialidades:
- Residências Médicas
Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade
Residência Médica em Psiquiatria
Residência Médica em Acupuntura
Residência Médica em Pediatria
Residência Médica em Clínica Médica
Residência Médica em Medicina Intensiva
Residência Médica em Neurocirurgia
- Residências Multiprofissionais:
Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva
Residência Multiprofissional em Saúde da Família
Residência Multiprofissional em Saúde Mental
Residência Multiprofissional em Cuidados Paliativos
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br
Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Sul de Saúde
Felipe Bezerra
felipebezerra@saude.es.gov.br