Quem Somos


O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) é uma instituição de ciência e tecnologia, criada em 2019 e estruturada em cumprimento da diretriz inserida pela Emenda Constitucional nº 85/2015, a qual introduziu no texto da Carta Magna o dever estatal da promoção da inovação e determinou ao Estado a adoção de políticas públicas destinadas a incentivar, além do desenvolvimento científico, a pesquisa e a capacitação científica e tecnológica.


Um dos principais objetivos do instituto é o desenvolvimento do ecossistema de inovação envolvendo estado, municípios, setor produtivo e as instituições acadêmicas, com o foco no desenvolvimento de políticas e ações de fortalecimento do Sistema Único de Saúde.



+ 1.600

membros de Programas e Projetos em inovação

65 mil

atendimentos em saúde da Equipe Multiprofissional em dois anos

78

municípios com Samu

+ R$ 40 Milhões

investimentos em 2021


"Compreendo que o setor saúde precisa se desenvolver cada vez mais, o ICEPi tem sido esse setor na Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo, para que a gente possa ter esse desenvolvimento científico, tecnológico, mas também pensar o setor saúde como um campo produtivo de conhecimento e desenvolvendo a capacidade das pessoas"

Fabiano Ribeiro - Diretor do ICEPi


Fabiano Ribeiro dos Santos

Diretor-geral

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e pós-graduado em Enfermagem e Promoção da Saúde pela Universidade Federal Fluminense (UFF); pós-graduado em Gestão de Sistemas e Serviço de Saúde pela Fiocruz; em Gestão Regionalizada do SUS pela Escola Estadual de Saúde Pública da Bahia e em Gestão da Atenção à Saúde pela Fundação Dom Cabral. Graduado em Enfermagem pela UFF.


Carolina Perez Campagnoli

Gerente de Ensino

Graduada em Fisioterapia pela Faculdade Salesiana de Vitória, mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), e especialista em Saúde da Mulher pela Atlântica Educacional/Universidade Castelo Branco (RJ). Possui MBA em Ensino Híbrido, Metodologias Ativas e Gestão de Aprendizagem.  É professora universitária desde 2008 e servidora pública na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) desde 2014. No ICEPi, foi chefe do Núcleo de Educação e Formação em Saúde (Nuefs) entre maio e dezembro de 2023.

Ricardo dos Santos Costa

Gerente de Inovação

Graduado em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira, é pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho e Direito Previdenciário pela Faculdade Estácio de Sá e em Direito Público com Ênfase em Contratos e Licitações pelo Uniabeu Centro Universitário. É pós-graduando em Direito do Estado e Advocacia Pública na Escola Superior da Procuradoria-Geral do Estado (ESPGE). Na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) foi subsecretário de Contratualização em Saúde e no ICEPi foi coordenador de Gestão da Qualidade do SUS.