Programas de Residências Médicas, Uni e Multiprofissionais


 

Os Programas de Residências em Saúde do ICEPi são capacitações em serviço para profissionais de saúde com o objetivo principal de formar especialistas em áreas estratégicas e promover a assistência à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba. Os programas são descentralizados e interiorizados, com cenários de prática que fazem parte das redes municipais, estaduais e federal de saúde.

As residências são reconhecidas e coordenadas pelos Ministérios da Educação e da Saúde, com financiamento bipartite entre Estado e União. Configuram-se como pós-graduação Lato Sensu, modalidade residência, com duração mínima de dois anos (5.760 horas) e dedicação semanal de 60 horas, conforme as regras definidas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) ou pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS). 


Como inovamos: 

A partir de uma visão humanista, reflexiva, crítica e colaborativa, os programas formam especialistas pautados em princípios éticos, que adquirem conhecimentos nos diferentes cenários da rede de saúde pública. São desenvolvidas diversas competências no âmbito do cuidado (individual e coletivo), como gestão, investigação e educação em saúde. Assim, os residentes desenvolvem novas ações e incrementam as rotinas dos serviços de saúde, estimulando os cuidados compartilhados e a integração entre os profissionais e a comunidade.

A capacidade de reflexão sobre os aprendizados e os serviços de saúde são estimuladas pela interação entre os tutores, preceptores e supervisores com os residentes. Diferente do ensino tradicional, que separa teoria e prática e dificulta a possibilidade de reflexão, a proposta do ICEPi é a integração entre o fazer e o pensar. Assim, no pensar para fazer e no pensar sobre o fazer, a aprendizagem se volta à liberdade e à autonomia dos sujeitos.

Para isso, são utilizadas metodologias ativas, como forma dinâmica de construção coletiva do saber, em que a realidade propulsiona o aprendizado e a interação de todos os atores na busca pelo conhecimento. Assim, os diferentes pontos de vista são valorizados e parcelas de responsabilidade e comprometimento são cada vez mais compartilhadas, fortalecendo o aprendizado significativo, fornecendo bases conceituais para a ação prática e potencializando o sujeito como agente transformador.

A proposta pedagógica está ancorada na educação permanente em saúde, enquanto prática transformadora, ou seja, aquela capaz de despertar nos profissionais de saúde a construção de consciência crítica e de raciocínio reflexivo para lidar com a realidade e transformá-la, numa lógica da colaboração e de corresponsabilização pela saúde da população.



Residências em Saúde implantadas


Residências - Arquivos


    Coordenação

    Thaís Maranhão de Sá e Carvalho

    Doutora em Enfermagem e mestra em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é enfermeira pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Mediação de Processos Educacionais na Modalidade Digital; em Práticas Pedagógicas em Serviços de Saúde e em Políticas Públicas de Saúde e Gestão Participativa. Fez Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva/Atenção Básica pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (ESP-RS)

    E-mail: icepi.residenciageral@saude.es.gov.br

    Comissão Residência Médica - icepi.coreme@saude.es.gov.br

    Comissão Residência Multiprofissional - icepi.coremu@saude.es.gov.br