Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva visa formar profissionais de saúde com visão humanista, reflexiva e crítica, qualificando-os como sanitaristas com ênfase em Vigilância em Saúde. 

Os processos educacionais do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) se fundamentam nas teorias construtivistas sociointeracionistas, com destaque para a Aprendizagem Reflexiva. Neste tipo de abordagem pedagógica, as dimensões pessoal e profissional são integradas, com a finalidade de desenvolver nos indivíduos criticidade e comprometimento para com as transformações sociais.

No ICEPi, a Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com ênfase em Vigilância em Saúde tem como principal diferencial o foco na articulação entre a Atenção Primária à Saúde (APS) e a Vigilância em Saúde, tanto em nível local quanto regional.

Vagas

36 vagas

por ano

Público-Alvo

Profissionais de saúde graduados nos cursos de Enfermagem, Medicina Veterinária, Farmácia, Nutrição, Odontologia e Ciências Biológicas.


Duração e carga horária

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva tem duração de dois anos e carga horária de
5.760 horas


Campos de prática

  REGIÃO: CENTRAL

  • Município: Colatina
  • Serviços: Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Superintendência Regional de Saúde 

  REGIÃO: METROPOLITANA

  • Município: Cariacica e Vila Velha 
  • Serviços: Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Superintendência Regional de Saúde 

  REGIÃO: NORTE 

  • Município: Jaguaré
  • Serviços: Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Superintendência Regional de Saúde 

  REGIÃO: SUL 

  • Município: Cachoeiro de Itapemirim 
  • Serviços: Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Superintendência Regional de Saúde 

Bolsa

 O residente recebe uma bolsa de residência no valor de
R$ 4.106,09


COORDENAÇÃO

Gilton Luiz Almada

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), especialista em Emergência em Saúde Pública (Hospital Sírio Libanês/SP); Administração Hospitalar e Gestão de Sistemas de Saúde (Fundação Getúlio Vargas); Saúde Pública (Centro São Camilo de Desenvolvimento em Administração da Saúde) e Análise de Situação em Saúde (Universidade Federal de Goiás) e mestre em Ciências Fisiológicas (Universidade Federal do Espírito Santo). Além de coordenar o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva (ênfase em Vigilância em Saúde), coordena o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (CIEVS). 

 

Contato

icepi.programasaudecoletiva@saude.es.gov.br