Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva


A Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com ênfase em Vigilância em Saúde (PRMSC) foi iniciada em março de 2020 e, desde então, o ICEPi vem formando profissionais aptos a trabalhar em todos os níveis de gestão e de atenção à saúde (federal, estadual e municipal). A qualificação como sanitaristas permite a esses profissionais a possibilidade de atuação em todas as áreas da vigilância em saúde: epidemiológica, sanitária, saúde ambiental e saúde do trabalhador.

No primeiro ano, os residentes realizam atividades práticas ou teórico-práticas das quatro áreas de vigilância articuladas com a Atenção Primária à Saúde (APS) e em conformidade com a realidade da comunidade, como uma forma de participação e contribuição social. As atividades são realizadas nas áreas de abrangência da Unidade Básica de Saúde (UBS) do município escolhido pelo residente. 

No segundo ano, os residentes atuam no campo de prática das vigilâncias presentes nas Superintendências Regionais de Saúde (SRS), localizadas em São Mateus, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Cariacica, de acordo com sua escolha, onde vivenciam ações de saúde nos âmbitos regional e estadual. 


Os principais objetivos são:

  • Capacitar os residentes para a tomada de decisões nos processos de gestão e atividades de campo, considerando os aspectos da vigilância em saúde, promoção e atenção à saúde, realizados de forma integrada com a APS.
  • Promover a integração dos residentes com as equipes multiprofissionais na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Vigilância em Saúde, por meio de atividades em educação permanente em serviço, na perspectiva de um trabalho interdisciplinar.
  • Capacitar os residentes para atuar na promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos à saúde do indivíduo e de sua comunidade, desenvolvendo competências técnicas e tra

Como inovamos:

O PRMSC é o único do Espírito Santo que qualifica enfermeiros, médicos veterinários, biólogos, farmacêuticos, cirurgiões-dentistas e nutricionistas para atuarem na área de Vigilância em Saúde. Com a utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, propicia o desenvolvimento da autonomia do residente na busca de seu conhecimento, motivado a estabelecer relações entre suas experiências prévias e a construção dos novos saberes e práticas inovadoras, a fim de construir novos significados, interpretações e relações e transformar a realidade.


Vagas

36 vagas

por ano

Público-Alvo

Profissionais de saúde graduados nos cursos de Enfermagem, Medicina Veterinária, Biologia, Farmácia, Odontologia e Nutrição.


Duração e carga horária

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva tem duração de dois anos e carga horária de
5.760 horas

Duração e carga horária

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva tem duração de dois anos e carga horária de 5.760 horas

Campos de prática

Região Metropolitana: Unidades Básicas de Saúde de Cariacica, Vila Velha ou Serra

• Região Norte: Jaguaré;

• Região Central: São Roque do Canaã;

• Região Sul: Cachoeiro de Itapemirim 

Superintendências Regionais de Saúde: São Mateus, Colatina, Cachoeiro do Itapemirim ou Cariacica


Bolsa

 O residente recebe uma bolsa de residência no valor de
R$ 4.106,09


Gilton Luiz Almado

É mestre em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), médico veterinário pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e especialista em Metodologias Ativas e Prática Docente pela Universidade de Vila Velha (UVV); Emergência em Saúde Pública pelo Hospital Sírio Libanês; Administração Hospitalar e Gestão de Sistemas de Saúde  pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); Saúde Pública pelo Centro São Camilo de Desenvolvimento em Administração da Saúde) e Análise de Situação em Saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

E-mail: icepi.programasaudecoletiva@saude.es.gov.br