Integração Ensino, Serviço e Comunidade


A Integração Ensino, Serviço e Comunidade contribui para a reorientação da formação em saúde e aprimoramento das práticas educativas desenvolvidas na rede estadual de saúde, com ações voltadas para o estabelecimento de uma rede colaborativa entre o mundo do trabalho e da educação na saúde, bem como regular os cenários de prática de estágios. 

Para isso, o ICEPi tem parcerias com instituições de ensino e também utiliza estratégias e métodos de aprendizagem com o objetivo de garantir qualidade na formação dos futuros profissionais de saúde.

No cenário de regulação e organização dos campos de prática, o ICEPi inova na utilização do sistema de gestão do Estágio Curricular Obrigatório por meio do OnBase, que compreende as vagas disponíveis e também as vagas ocupadas por instituições de ensino nos estabelecimentos de Saúde. Participa de forma ativa das reuniões de distribuição dos campos de estágio da rede estadual de saúde, em apoio ao desenvolvimento de ações de articulação entre as instituições e os estabelecimentos de Saúde.


Estágios

Estágio Curricular Obrigatório

O estágio é o ato educativo escolar desenvolvido em ambiente de trabalho, que objetiva preparar o estudante para o trabalho, auxiliando a formação profissional por meio da prática e da troca de saberes teóricos e práticos. É a integração entre a academia e o serviço de saúde, por meio da concessão de vagas de estágio a cada semestre para estudantes de cursos técnico e superior na área da saúde. No caso do Estágio Curricular Obrigatório, a carga horária é requisito para aprovação e obtenção do diploma. Para solicitar as vagas, as instituições de ensino devem estar cadastradas na Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e celebrar um convênio com o ICEPi.

Estágio Curricular Obrigatório

A distribuição das vagas é feita seguindo as etapas:

• Levantamento da oferta de vagas, conforme a necessidade de cada local de prática;
• Publicação das reuniões das vagas ofertadas no Diário Oficial do Estado (DIO-ES);
• Ocupação das vagas distribuídas pelas instituições de ensino contempladas.

Documentos Estágio Curricular Obrigatório


    Estágio de Vivência no SUS capixaba

    Estágio de Vivência no SUS capixaba

    Este programa tem por finalidade promover vivências em distintos espaços do SUS para estudantes de nível técnico e superior e residentes na perspectiva de contribuir para a qualidade da formação dos futuros profissionais de saúde, integrando ensino, serviço e comunidade em uma vivência real nas rotinas do sistema de saúde. Em 2024, o ICEPi realiza sua primeira edição de Estágio de Vivência no SUS capixaba, com 49 estudantes de graduação de cursos da área da saúde que visitaram secretarias municipais de Saúde, Unidades Básicas de Saúde (USB), rede hospitalar, Vigilâncias em Saúde, Conselhos Municipais de Saúde e movimentos culturais e populares.

    As atividades foram acompanhadas por 18 facilitadores, que passaram por uma formação desenvolvida pelo ICEPi, que contemplou cinco eixos programáticos: políticas de saúde; modelos de atenção; formação em saúde; controle social, e participação popular. Em 2025, o Ministério da Saúde lança o Edital nº 02/2025 com objetivo de formar facilitadores para as vivências no SUS como parte do Programa Nacional de Vivências no Sistema Único de Saúde, que foi organizado por regiões em todo Brasil.

    Na região sudeste, o programa foi desenvolvido no mês de abril/2025, na grande Vitória/ES que reuniu estudantes de nível superior e residentes em regime de imersão por 7 (sete) dias, proporcionando experiência/vivências em espaços educativos e dialógicos/intersetoriais de reflexão crítica que possibilitando o desenvolvimento de um compromisso ético-político nos processos de transformação social na área da saúde.


    Rede de Integração Ensino, Serviço e Comunidade

    A Rede de Integração Ensino, Serviço e Comunidade é uma estratégia que contribui para o fortalecimento da conexão entre a teoria com a prática profissional na promoção de aprendizados significativos para profissionais e futuros profissionais da saúde, que atendam com maior eficácia às necessidades da população no âmbito do SUS capixaba.

    Como parte da rede de integração, são realizadas Oficinas de Trabalho e Rodas de conversa com espaços de integração entre as instituições de ensino, estudantes e estabelecimentos de saúde da rede estadual, com reuniões periódicas nos locais de prática do estágio obrigatório , bem como nas próprias Instituições de Ensino; ações de Educação Permanente em Saúde por meio de projetos e programas do ICEPi e a organização da Comissão Permanente de Integração Ensino-Serviço do Estado do Espírito Santo (CIES-ES), com reuniões mensais.

    Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES)

    A CIES-ES planeja, monitora e avalia a Educação Permanente em Saúde no Estado. É uma instância intersetorial e interinstitucional que têm as decisões tomadas por consenso e que segue a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) e a Resolução Nº 956/2009 da Comissão Intergestora Bipartite (CIB/SUS-ES).

    📞 Telefone: (27) 3198-0203 / 3198-0210
    ✉️ E-mail: ciesestadual@gmail.com


    Coordenação

    Silvana Assis Machado

    Silvana Assis Machado

    Graduada em Administração e Psicologia, com especializações em Arteterapia, Psicodrama e Constelação Sistêmica, é servidora pública do Estado do Espírito Santo e atualmente exerce a função de Coordenadora de Integração Ensino, Serviço e Comunidade da Escola de Saúde Pública do Espírito Santo (ICEPi). No Instituto, atua na gestão de processos estratégicos voltados à formação de profissionais de saúde, com foco na organização de estágios obrigatórios, programas de Vivências no SUS e na articulação com Instituições de Ensino de nível técnico e superior, fortalecendo a integração entre ensino, serviço e comunidade.

    E-mail: estagiocurricular@saude.es.gov.br