Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade

O Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade (PRMMFC) do ICEPi teve início em 2020 numa proposta inovadora de formação descentralizada e interiorizada, considerando as necessidades assistenciais do Espírito Santo. O objetivo é formar médicos de família e comunidade preparados para o atendimento humanizado e capazes de identificar e responder às necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), famílias e comunidades.
A presença dos médicos em formação não só melhora a qualidade do atendimento prestado à população, mas também contribui para a resolutividade das equipes de saúde. Isso resulta em uma assistência mais eficaz e eficiente para as pessoas atendidas.
Como inovamos:
O programa acontece em diferentes municípios capixabas, utilizando a Atenção Primária à Saúde (APS) como principal cenário de prática, e ainda se articula com serviços hospitalares, especializados e de urgência/emergência. Essa imersão em diferentes contextos de saúde pública facilita uma compreensão mais ampla e profunda das necessidades de cada comunidade, promovendo uma prática médica mais humanizada e eficaz.
A presença de residentes tem promovido a reestruturação das equipes de saúde e uma cultura de formação contínua para o SUS nos municípios. A formação acontece prioritariamente nas unidades de saúde, permitindo que o residente atue na Estratégia Saúde da Família (ESF), incluindo consultas médicas, ações educativas, atividades em grupo de promoção e prevenção, visitas domiciliares e pequenos procedimentos.
Além disso, atuam também em serviços especializados e de urgência e emergência, conforme necessidade e oferta do município ou rede hospitalar estadual ou conveniada. Alguns municípios possuem rede estruturada tanto em área urbana como rural, o que possibilita aos residentes vivenciarem realidades distintas.
Esses cenários de prática proporcionam uma experiência diversificada, preparando os profissionais para enfrentar os desafios da Medicina de Família e Comunidade com competência, sensibilidade e uma visão abrangente das realidades locais e regionais.
Vagas em 2024 |
29 vagas
Duração e carga horária |
O Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade tem duração de dois anos e carga horária de 5.760 horas
Campos de prática |
Rede Municipal de Saúde de:
• Aracruz
• Cachoeiro de Itapemirim
• Colatina
• Linhares
• Vila Velha
Bolsa |
O médico residente recebe uma bolsa de residência no valor de R$ 4.106,09, além do recebimento de R$ 4.500,00 a título de complementação de bolsa, a ser realizado pelo município no qual se encontra alocado.
Coordenação |
Pablo de Almeida Boiteux
Graduação em Medicina (2010) e mestrado em Saúde Coletiva (2017) pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), título de especialista em Medicina de Família e Comunidade (MFC) pela Sociedade Brasileira de Medicina e Família e Comunidade (SBMFC), com pós-graduações (Lato Sensu) em Atenção Primária à Saúde (APS) e Estratégia Saúde da Família (ESF). Possui experiência na área de Medicina, com ênfase em MFC, APS e ESF, com atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) e na Saúde Suplementar, tanto em contextos urbanos quanto rurais, prestando assistência ambulatorial e domiciliar.
E-mail: residencia.mfc.icepi@gmail.com