Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade
O Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade se propõe a formar médicos de família e comunidade preparados para o atendimento humanizado, capazes de identificar e responder às necessidades dos usuários, família e comunidade. Além disso, a presença de médico em formação impulsiona a qualificação e organização dos serviços, contribuindo para a melhoria na qualidade e aumento da resolutividade das equipes onde está inserido.
Os processos educacionais do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) se fundamentam nas teorias construtivistas sociointeracionistas, com destaque para a Aprendizagem Reflexiva. Neste tipo de abordagem pedagógica, as dimensões pessoal e profissional são integradas, com a finalidade de desenvolver nos indivíduos criticidade e comprometimento para com as transformações sociais.
A residência do ICEPi tem uma proposta inovadora, pois é ancorada na descentralização e interiorização da formação. Como a formação acontece em diferentes municípios do Estado do Espírito Santo, em cada localidade o programa tem características específicas e utiliza uma ampla rede de atenção à saúde que se articula aos serviços hospitalares, serviços especializados e de urgência/emergência, aliado a um programa de embasamento teórico-prático desenvolvido por profissionais especialistas.
Vagas |
18 vagas
por ano
Duração e carga horária |
O Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade tem duração de dois anos e carga horária de
5.760 horas
Campos de prática |
Anchieta
Aracruz
Cachoeiro de Itapemirim
Colatina
Linhares
São Mateus
Vila Velha
Bolsa |
O médico residente recebe uma bolsa de residência no valor de R$ 4.106,09, além do recebimento de R$ 4.500,00 a título de complementação de bolsa, a ser realizado pelo município no qual se encontra alocado.
COORDENAÇÃO
Jetele Del Bem Seleme Piana
Graduada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Residência em Medicina de Família e Comunidade pelo GHC, é coordenadora do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade do ICEPi e presidente da Associação Capixaba de Medicina de Família e Comunidade.
Contato
residencia.mfc.icepi@gmail.com
Marcello Dala Bernardina Dalla
Médico pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), mestre em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) e doutor em Pediatria e Saúde da Criança. Atualmente é médico de Família e Comunidade da Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo (Sesa), com atuação no ICEPI. Diretor-adjunto de Pós-Graduação stricto sensu da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC)
Contato
marcellodalla@saude.es.gov.br