PROGRAMA DE RESIDÊNCIA UNIPROFISSIONAL EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA

O Programa de Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica tem como base políticas públicas de saúde que buscam modificar o modelo de cuidado obstétrico ofertado nos serviços, além de instituir cuidados mais humanizados e melhorar os indicadores de qualidade na assistência materna e neonatal. Apresenta como objetivo geral qualificar enfermeiros para atuarem no cuidado à saúde da pessoa no período fértil, bem como nas fases da gestação, parto, nascimento do bebê e puerpério, compreendendo os aspectos sociais, culturais e reprodutivos, para ofertar assistência integral e humanizada, orientada pelas boas práticas, evidências científicas e princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).    

Os processos educacionais do ICEPi se fundamentam nas teorias construtivistas sociointeracionistas, com destaque para a Aprendizagem Reflexiva. Nessa abordagem pedagógica, as dimensões pessoal e profissional são integradas, com a finalidade de desenvolver nos indivíduos criticidade e comprometimento para com as transformações sociais.

Vagas

15 vagas

por ano


Público Alvo

Enfermeiros


Duração e carga horária

O Programa de Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica

tem duração de dois anos e carga horária de

5.760 horas


Campos de prática

• Maternidade São Mateus

• Hospital Materno Infantil Francisco de Assis (Hifa)

• Hospital Santa Casa Colatina


Bolsa

O residente recebe uma bolsa de residência no valor de R$ 4.106,09.


COORDENAÇÃO

Solange Rodrigues da Costa Nascimento

Possui graduação em Enfermagem, especialização em Enfermagem Obstétrica e mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). É referência técnica em Saúde da Mulher na Rede de Atenção Materna e Infantil da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).