Pesquisa
O ICEPi desenvolve e apoia a execução de projetos de pesquisa, impulsionando descobertas científicas, a produção de conhecimento e ferramentas para resolução dos problemas de saúde contemporâneos. Com o objetivo de incorporar os resultados das pesquisas no sistema e serviços de saúde, o instituto fomenta pesquisas em serviço, que estuda como fatores sociais, sistemas de financiamento, processos e estruturas organizacionais, tecnologias de saúde e comportamento de pessoas afetam o acesso, qualidade e custos dos serviços de saúde.
A pesquisa tem um caráter estratégico e por meio do desenvolvimento científico é possível diminuir desigualdades regionais com a incorporação de pesquisas na produção cotidiana do cuidado em saúde, ampliando e qualificando o acesso à saúde, além de fornecer informações qualificadas para a construção e monitoramento de políticas públicas.
O ICEPi também estabelece ações de cooperação nacional e internacional e é responsável por coordenar as pesquisas no âmbito da Secretaria de Estado de Estado da Saúde do Espírito Santo, regulamentando procedimentos para que os próprios servidores possam contribuir com o desenvolvimento da pesquisa científica em saúde.
Outro foco do instituto são as análises, registros e autorizações para a realização de pesquisas externas vinculadas a Instituições de Ensino Superior no âmbito do SUS e que estão sob gestão da SESA, além da prospecção de parcerias com outras instituições para execução de projetos de pesquisas de interesse comum.
ACESSO PARA PESQUISADORES
|
PESQUISAS NO ÂMBITO DA SESA |
15
Grupos de Pesquisa
60
Pesquisas em andamento
30
Setores envolvidos
+ 180
Pesquisadores cadastrados
GRUPOS DE PESQUISAS |
- Núcleo de Pesquisa em Gestão e Interprofissionalidade na Saúde (NUPEGIS)
- Formação no Âmbito das Residências em Saúde - ICEPi
- Comunicação e Saúde - ICEPi
- Medicamentos e Políticas Públicas - GEAF/ICEPi
- Gestão e Práticas Hospitalares - UIJM
- Nutri SulCapixaba - UIJM/HSJC
- Hematologia - HEMOES
- Hemoterapia - HEMOES
- Gestão Pública em Saúde - GECORP
- Acompanhamento de Reabilitação Neurológica - CREFES
- Toxina Botulínica para Doenças Neurológicas - CREFES
- Grupo de Estudos, Pesquisa, Inovação e Intervenção em Vigilância Sanitária - NEVS
- Grupo de Estudo e Pesquisa em Saúde do Trabalhador do ES - GEPSAT - NEVSAT
- Georreferenciamento da Morbidade Compulsória - GEOMORB - II - NESIS
- Judicialização em Saúde - GEDEJ
♦ PESQUISA VIANA VACINADA
O Projeto Viana Vacinada é um estudo científico denominado “Efetividade, Segurança e Imunogenicidade da Meia Dose da Vacina ChAdOx1 nCoV-19 (AZD1222) para Covid-19”, que tem o intuito de avaliar a capacidade da meia dose da vacina AstraZeneca (Oxford/Fiocruz) em reduzir o número de casos de Covid-19 na cidade de Viana, que fica na Grande Vitória.
O estudo é coordenado por equipes de pesquisadores do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes/EBSERH) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O projeto é executado por meio de uma parceria entre o Ministério da Saúde (MS), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Fiocruz, Hucam-Ufes, Secretaria da Saúde (Sesa), através do ICEPi, e Prefeitura de Viana.
♦ PROJETO DE PESQUISA INQUÉRITO SOROLÓGICO
Outra pesquisa de grande impacto social é o inquérito sorológico que recebe o apoio do ICEPi e tem como objetivo estimar o percentual de casos de Covid-19 em estudantes e trabalhadores das redes estadual, municipal e privada de Ensino Fundamental e Médio do Espírito Santo.
O Inquérito Sorológico Escolar foi realizado em 13 municípios do Estado que trazem a representação populacional capixaba. São eles: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Marataízes, Nova Venécia, Santa Maria de Jetibá, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória. Entre os municípios, 76 instituições de ensino, entre escolas particulares, estaduais e municipais foram sorteadas. Foram realizadas as coletas em 3.062 estudantes e 3.922 profissionais.