Programa de Residência Médica em Neurocirurgia
O Programa de Residência Médica em Neurocirurgia visa formar e habilitar médicos na área de Neurocirurgia a adquirir as competências necessárias para diagnosticar e tratar com eficácia as afecções neurocirúrgicas. O objetivo é promover a formação de um especialista capaz de desenvolver e executar programas de assistência, ensino e pesquisa nas áreas de abrangência da Neurocirurgia.
Os processos educacionais do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) se fundamentam nas teorias construtivistas sociointeracionistas, com destaque para a Aprendizagem Reflexiva. Neste tipo de abordagem pedagógica, as dimensões pessoal e profissional são integradas, com a finalidade de desenvolver nos indivíduos criticidade e comprometimento para com as transformações sociais.
A Residência de Neurocirurgia do ICEPI é realizada em um dos maiores serviços de neurocirurgia do Brasil, o Hospital Estadual Central (HEC), em Vitória. A unidade realiza mais de mil cirurgias e dois mil procedimentos endovasculares por ano, com alta densidade tecnológica e complexidades cirúrgicas, associado a preceptores experientes.
Vagas |
01 vaga
por ano
Duração e carga horária |
A residência tem duração de cinco anos e carga horária de
14.400 horas
Campos de prática |
Hospital Estadual Central
Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes (Hucam)
Hospital Evangélico de Vila Velha
Bolsa |
O residente recebe uma bolsa de residência no valor de
R$ 4.106,09
COORDENAÇÃO
Leandro Assis Barbosa
Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros (UEMC), Residência Médica em Neurorradiologia Vascular Diagnóstica e Terapêutica pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é coordenador do serviço de Neurocirurgia e Neurorradiologia Terapêutica do Hospital Estadual Central.
Contato
leandro.assisbarbosa@gmail.com