Programa de Residência Médica em Psiquiatria Região Sul
O Programa de Residência Médica em Psiquiatria na região metropolitana possibilita a formação de médicos psiquiatras nos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) de municípios capixabas. Junto às equipes dos serviços e atravessando os diversos processos formativos propostos, são desenvolvidas competências profissionais a fim de contribuir com a qualificação do cuidado e da gestão do trabalho nos cenários de prática, bem como com o desenvolvimento da pesquisa no campo da saúde mental.
Os processos educacionais do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) se fundamentam nas teorias construtivistas sociointeracionistas, com destaque para a Aprendizagem Reflexiva. Neste tipo de abordagem pedagógica, as dimensões pessoal e profissional são integradas, com a finalidade de desenvolver nos indivíduos criticidade e comprometimento para com as transformações sociais.
O curso é uma oportunidade para especialização na área com a abordagem prática ampla em diversos campos de práticas, com vivência interdisciplinar e base teórica atualizada.
Vagas |
03 vagas
por ano
Duração e carga horária |
O Programa de Residência Médica em Psiquiatria na região sul tem duração de três anos e carga horária de
8.640 horas
Campos de prática |
Centro de Atenção Psicossocial de Cachoeiro de Itapemirim (CAPS II)
Núcleo Regional de Especialidades de Cachoeiro de Itapemirim (NRE)
Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD)
Centro Municipal de Saúde “Bolívar de Abreu”
Centro Especializado de Reabilitação II da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE/CER II)
Núcleo de Práticas em Psicologia – Multivix Cachoeiro
Hospital Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim
Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim
Bolsa |
O residente recebe uma bolsa de residência no valor de
R$ 4.106,09
COORDENAÇÃO
Giovana Lorencini Rico
Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Campos (FMC) e residência médica em Psiquiatria pelo Instituto Municipal Phillipe Pinel (IMPP). Atualmente é médica psiquiatra na Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa), atuando em regime plantonista no Centro de Atendimento Psiquiátrico Dr. Aristides Alexandre Campos (CAPAAC).
Contato
capaac.coreme@saude.es.gov.br