Programa de Residência Médica em Psiquiatria Região Sul

O Programa de Residência Médica em Psiquiatria na região metropolitana possibilita a formação de médicos psiquiatras nos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) de municípios capixabas. Junto às equipes dos serviços e atravessando os diversos processos formativos propostos, são desenvolvidas competências profissionais a fim de contribuir com a qualificação do cuidado e da gestão do trabalho nos cenários de prática, bem como com o desenvolvimento da pesquisa no campo da saúde mental.

Os processos educacionais do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) se fundamentam nas teorias construtivistas sociointeracionistas, com destaque para a Aprendizagem Reflexiva. Neste tipo de abordagem pedagógica, as dimensões pessoal e profissional são integradas, com a finalidade de desenvolver nos indivíduos criticidade e comprometimento para com as transformações sociais.

O curso é uma oportunidade para especialização na área com a abordagem prática ampla em diversos campos de práticas, com vivência interdisciplinar e base teórica atualizada.

por ano

Duração e carga horária

O Programa de Residência Médica em Psiquiatria na região sul tem duração de três anos e carga horária de

8.640 horas

Campos de prática

Centro de Atendimento Psiquiátrico Dr. Aristides Alexandre Campos (CAPAAC)
Centro de Atenção Psicossocial de Cachoeiro de Itapemirim (CAPS II)
Núcleo Regional de Especialidades de Cachoeiro de Itapemirim (NRE)
Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD)
Centro Municipal de Saúde “Bolívar de Abreu”
Centro Especializado de Reabilitação II da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE/CER II)
Núcleo de Práticas em Psicologia – Multivix Cachoeiro
Hospital Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim
Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim

Bolsa

O residente recebe uma bolsa de residência no valor de

COORDENAÇÃO

Giovana Lorencini Rico

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Campos (FMC) e residência médica em Psiquiatria pelo Instituto Municipal Phillipe Pinel (IMPP). Atualmente é médica psiquiatra na Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa), atuando em regime plantonista no Centro de Atendimento Psiquiátrico Dr. Aristides Alexandre Campos (CAPAAC).

capaac.coreme@saude.es.gov.br