Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental
O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental possibilita o provimento de profissionais nos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de forma descentralizada nos municípios capixabas que, junto às equipes dos serviços, desenvolvem competência profissional em diferentes áreas e contribuem para a qualificação do cuidado e da gestão do trabalho nos cenários de prática, bem como com o desenvolvimento da pesquisa no campo da saúde mental.
Os processos educacionais do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) se fundamentam nas teorias construtivistas sociointeracionistas, com destaque para a Aprendizagem Reflexiva. Neste tipo de abordagem pedagógica, as dimensões pessoal e profissional são integradas, com a finalidade de desenvolver nos indivíduos criticidade e comprometimento para com as transformações sociais.
O programa integra-se nos cenários de prática da Atenção Básica, em diferentes Unidades Educacionais (UEGCC e UEIS) e a outros programas de residência do ICEPi, como o Programa de Residência Médica em Psiquiatria e os Programas de Residência Multiprofissional em Cuidados Paliativos e em Saúde da Família.
Vagas |
25 vagas
por ano
Público-Alvo
|
Profissionais de saúde graduados nos cursos de Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.
Duração e carga horária |
O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental tem duração de dois anos e carga horária de
5.760 horas
Campos de prática |
REGIÃO: METROPOLITANA |
- Município: Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória
- Serviços: Centro de Atenção Psicossocial (Caps) + Caps Álcool e Drogas + Caps Infanto Juvenil + UBS + Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC)
REGIÃO: SUL |
- Município: Cachoeiro de Itapemirim
- Serviços: Centro de Atenção Psicossocial (Caps) + Caps Álcool e Drogas + UBS + Centro de Atendimento Psiquiátrico Aristides Alexandre Campos (Capaac)
Bolsa |
O residente recebe uma bolsa de residência no valor de
R$ 4.106,09
COORDENAÇÃO
Daniele Stange Calente
Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestrado em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES ). Especialista em Terapia Ocupacional com ênfase em Saúde Mental pela UFMG; Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Fiocruz; Micropolítica do Trabalho em Saúde pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Vigilância em Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (IEP/HSL); Gestão em Saúde pela Ufes. Atualmente é coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental pelo ICEPi.
Contato