Programa de Residência Médica em Psiquiatria

O Programa de Residência Médica em Psiquiatria na região metropolitana possibilita a formação de médicos psiquiatras nos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) de municípios capixabas. Junto às equipes dos serviços e atravessando os diversos processos formativos propostos, são desenvolvidas competências profissionais a fim de contribuir com a qualificação do cuidado e da gestão do trabalho nos cenários de prática, bem como com o desenvolvimento da pesquisa no campo da saúde mental.

Os processos educacionais do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) se fundamentam nas teorias construtivistas sociointeracionistas, com destaque para a Aprendizagem Reflexiva. Neste tipo de abordagem pedagógica, as dimensões pessoal e profissional são integradas, com a finalidade de desenvolver nos indivíduos criticidade e comprometimento para com as transformações sociais.

O curso é uma oportunidade para especialização na área com a abordagem prática ampla em diversos campos de práticas, com vivência interdisciplinar e base teórica atualizada.

por ano

Duração e carga horária

O Programa de Residência Médica em Psiquiatria na região metropolitana tem duração de três anos e carga horária de

8.640 horas

Campos de prática

Vila Velha
Centro de Atenção Psicossocial Infantil
Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas
Cariacica
Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC) - Enfermaria e Urgência de Saúde Mental
Centro de Atenção Psicossocial Infantil - Moxuara
Centro de Atenção Psicossocial - Cidade
Centro de Especialidades Metropolitano
Vitória
Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam)
Centro de Atenção Psicossocial III - São Pedro
Unidade de Saúde - Santo Antônio (Ambulatório de Saúde Mental)
Unidade de Saúde - Forte São João (Matriciamento)
Centro de Atenção a Álcool e outras drogas (CAAD)
Núcleo de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Bolsa

O residente recebe uma bolsa de residência no valor de

COORDENAÇÃO

Maria Amália Accari Pedrosa

Médica psiquiatra com residência médica em Psicoterapia com ênfase em Transtornos Alimentares no Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares (GOTA), do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB-UFRJ). Coordenadora da Residência em Psiquiatria do ICEPi.

mariaamaliapedrosa@gmail.com

Estevão Dente Rosa

Médico pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e com residência médica em Psiquiatria no Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo e Pós-Graduação Lato Sensu na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordenador e preceptor da Residência em Psiquiatria do ICEPi. Atualmente é membro do Corpo Clínico do Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC) lotado na Urgência Psiquiátrica e médico psiquiatra do Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

estevaodente@gmail.com