Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família tem o objetivo de formar profissionais para a execução e coordenação de práticas de saúde integrais, voltadas para compreender e intervir na realidade do território de atuação da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Os processos educacionais do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) se fundamentam nas teorias construtivistas sociointeracionistas, com destaque para a Aprendizagem Reflexiva. Neste tipo de abordagem pedagógica, as dimensões pessoal e profissional são integradas, com a finalidade de desenvolver nos indivíduos criticidade e comprometimento para com as transformações sociais.

O programa é descentralizado e propicia ao profissional uma escolha entre a experiência em Atenção Primária à Saúde (APS) na região metropolitana ou no interior do estado. Embora com a diversidade de cenários e contextos, o programa se norteia por um projeto político pedagógico dentro de propósitos e objetivos comuns a todos.

Vagas

60 vagas

por ano

Público-Alvo

Profissionais de saúde graduados nos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Odontologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.


Duração e carga horária

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família tem duração de dois anos e carga horária de
5.760 horas


Campos de prática

  REGIÃO: METROPOLITANA

  • Município: Aracruz, Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória
  • Serviço: Unidades Básicas de Saúde (UBS) 

  REGIÃO: CENTRAL

  • Município: Colatina e Pancas
  • Serviço: Unidades Básicas de Saúde (UBS) 

Bolsa

 O residente recebe uma bolsa de residência no valor de
R$ 4.106,09


COORDENAÇÃO

Célia Márcia Birchler

Graduação em Serviço Social e mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Especialista em Gestão em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); Processos Educacionais pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (IEP/HSL); Processos Educacionais com Ênfase em Avaliação Formativa pelo IEP/HSL. É tutora do Curso de Redes de Atenção à Saúde pela Fiocruz. Atualmente é coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família pelo ICEPi.

Contato

icepi.programasaudefamilia@saude.es.gov.br