PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

O Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência tem como foco central a integralidade da atenção aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), mediante o desenvolvimento de atividades teórico-práticas para a realização de ações de promoção, prevenção e reabilitação nas áreas prioritárias do SUS.

O programa forma profissionais habilitados para atuarem nos serviços especializados da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do estado do Espírito Santo, visando a reabilitação física, intelectual, visual e/ou auditiva, com foco na independência funcional.

Busca ampliar o acesso e qualificar o atendimento às pessoas com deficiência e garantir a articulação e a integração dos pontos de atenção das redes de saúde no território, qualificando o cuidado por meio do acolhimento.

Os processos educacionais do ICEPi se fundamentam nas teorias construtivistas sociointeracionistas, com destaque para a Aprendizagem Reflexiva. Nesse tipo de abordagem pedagógica, as dimensões pessoal e profissional são integradas, com a finalidade de desenvolver nos indivíduos criticidade e comprometimento para com as transformações sociais.

36 vagas

por ano

Público Alvo

Profissionais de saúde graduados nos cursos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Enfermagem, Fonoaudiologia e Psicologia.

Duração e carga horária

tem duração de dois anos e carga horária de
5.760 horas

Campos de prática

• Centro Especializados em Reabilitação (CER) de Colatina

• US São Silvano

• CER de Nova Venécia

• CER de Cachoeiro de Itapemirim

• US Aeroporto

• CER de Guarapari

• Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes)

• US Terra Vermelha

• CER de Mimoso do Sul

Bolsa

O residente recebe uma bolsa de residência no valor de R$ 4.106,09.

COORDENAÇÃO

Elem Guimarães dos Santos

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Faesa; mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); pós-graduação em Reabilitação de Membro Superior pela Faesa e em Acupuntura Integrativa pela Faculdade Inspirar. É pós-graduanda em Psicanálise Clínica pela AEP e referência técnica da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).