Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Paliativos

O Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Paliativos tem o objetivo de fortalecer os princípios dos Cuidados Paliativos, como uma abordagem integral para a melhoria da qualidade de vida de pacientes e familiares que enfrentam uma doença grave, progressiva e que ameaça a continuidade da vida. Nesse contexto, trabalha-se a prevenção e o alívio do sofrimento por meio da avaliação e do tratamento da dor e de outras questões.

Os processos educacionais do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) se fundamentam nas teorias construtivistas sociointeracionistas, com destaque para a Aprendizagem Reflexiva. Neste tipo de abordagem pedagógica, as dimensões pessoal e profissional são integradas, com a finalidade de desenvolver nos indivíduos criticidade e comprometimento para com as transformações sociais.

O programa é descentralizado e permite que o profissional se integre aos cenários de prática da Atenção Básica e das unidades hospitalares e interaja com outras residências do ICEPi, como a Multiprofissional em Saúde Mental.

por ano

Público-Alvo

Profissionais de saúde graduados nos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Duração e carga horária

O Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Paliativos tem duração de dois anos e carga horária de
5.760 horas

Campos de prática

REGIÃO: METROPOLITANA

• Município: Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória
  • Serviço: Unidades Básicas de Saúde (UBS) + Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (Crai) + Hospital Estadual de Atenção Clínica (Heac) + Hospital Estadual de Vila Velha (HESVV) + Hospital Estadual Dr. Dório Silva (HEDS) + Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG)

REGIÃO: SUL

• Município: Cachoeiro de Itapemirim e Jerônimo Monteiro
  • Serviços: Unidades Básicas de Saúde (UBS) + Unidade Integrada Jerônimo Monteiro (UIJM) + Hospital Materno Infantil Francisco de Assis (Hifa)

Bolsa

O residente recebe uma bolsa de residência no valor de

COORDENAÇÃO

Manoela Cassa Libardi

Formada em Nutrição pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos e doutoranda em Saúde Coletiva pela Ufes. Especializações em Cuidados Paliativos e Terapia da Dor pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG). Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Paliativos pelo ICEPi.

icepi.programacp@saude.es.gov.br