Programa de Residência Médica em Acupuntura

O Programa de Residência Médica em Acupuntura tem como objetivo capacitar o médico em Acupuntura para elaborar diagnóstico de acordo com os conceitos da medicina contemporânea, bem como pela Medicina Tradicional Chinesa, identificando condições clínicas que possam ser tratadas por meio da Acupuntura como opção terapêutica aplicada como tratamento principal ou complementar.

Os processos educacionais do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) se fundamentam nas teorias construtivistas sociointeracionistas, com destaque para a Aprendizagem Reflexiva. Neste tipo de abordagem pedagógica, as dimensões pessoal e profissional são integradas, com a finalidade de desenvolver nos indivíduos criticidade e comprometimento para com as transformações sociais.

Portanto, a residência destaca-se pela proposta inovadora no estado do Espírito Santo ao integrar a rede pública e a privada para a formação do médico acupunturista.

Vagas

04 vagas

por ano


Duração e carga horária

O Programa de Residência Médica em Acupuntura tem duração de dois anos e carga horária
5.760 horas


Campos de prática

Centro Municipal de Especialidades de Vitória

Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares – CRE Metropolitano

Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes)

Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam)

Hospital Unimed Vitória

Hospital Vila Velha


Bolsa

 O residente recebe uma bolsa de residência no valor de
R$ 4.106,09


COORDENAÇÃO

Ana Rita Vieira de Novaes

Doutora em Saúde Coletiva/Epidemiologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), mestre em Saúde Coletiva/Políticas Públicas também pela Ufes e graduada em Medicina. Especialista em Homeopatia, Acupuntura, Pediatria e Medicina Geral Comunitária com experiência clínica em serviço público e privado desde 1990. Atualmente é tutora da residência médica em acupuntura do ICEPi e tutora do Curso de Homeopatia para Médicos e Médicas de Família do Sistema Único de Saúde (SUS) da Fiocruz-Brasília.

Contato

novaes.ana2011@gmail.com

José de Almeida Castro Filho

Graduado em Medicina pela Ufes, tem formação em Medicina de Família e Comunidade, Administração em Saúde, Gestão da Clínica, Acupuntura Médica e Telemedicina/Telessaúde. Atualmente é médico de Família e Comunidade e coordena a Residência de Medicina de Família e Comunidade da Unimed Vitória e desenvolve atividades de gestão da educação na Secretaria de Estado da Saúde do Estado do Espírito Santo (Sesa).

Contato

jcastrosbmfc@gmail.com