Programa de Residência Médica em Clínica Médica
O Programa de Residência Médica em Clínica Médica procura capacitar o médico residente em Clínica Médica para executar o atendimento clínico, nos âmbitos individual e coletivo, realizar o diagnóstico e tratamento para as doenças na sua área de ação com intervenções de promoção, prevenção e recuperação.
Os processos educacionais do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) se fundamentam nas teorias construtivistas sociointeracionistas, com destaque para a Aprendizagem Reflexiva. Neste tipo de abordagem pedagógica, as dimensões pessoal e profissional são integradas, com a finalidade de desenvolver nos indivíduos criticidade e comprometimento para com as transformações sociais.
Além das atividades práticas, os residentes terão atividades teórico-práticas das Unidades de Cuidado à Saúde dos Indivíduos e da Unidade de Investigação. Na Unidade de Investigação, o residente irá aprender sobre método científico, pesquisa de artigos nas principais bases de dados e Medicina Baseada em Evidências e será estimulado a observar o seu cenário de prática e a escrever um projeto de pesquisa visando um aprimoramento do seu cotidiano.
Vagas |
02 vagas
por ano
Duração e carga horária |
O Programa de Residência Médica em Clínica Médica tem duração de dois anos e carga horária de
5.760 horas
Campos de prática |
Hospital Estadual de Vila Velha
Hospital Estadual Dório Silva
Hospital Evangélico de Vila Velha
Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano
Unidade Básica de Saúde
Hospital Estadual Central
Farmácia Cidadã
Bolsa |
O residente recebe uma bolsa de residência no valor de
R$ 4.106,09
COORDENAÇÃO
Médica pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), residência de Clínica Médica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e residência de Nefrologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e título de especialista em Nefrologia pela SBN/AMB. Mestre em Medicina pela Ufes, médica assistente da Nefrologia do HUCAM- UFES/EBSERH e preceptora da residência de Nefrologia do HUCAM-UFES/ EBSERH,
médica da Área Técnica da Gerência de Política e Organização de Redes de Atenção à Saúde (Geporas) e da Gerência de Gestão Hospitalar da Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa), atual presidente da Sociedade de Nefrologia - Regional Espírito Santo e coordenadora e preceptora da residência de Clínica Médica do ICEPi.