Programa de Residência Médica em Clínica Médica

O Programa de Residência Médica em Clínica Médica procura capacitar o médico residente em Clínica Médica para executar o atendimento clínico, nos âmbitos individual e coletivo, realizar o diagnóstico e tratamento para as doenças na sua área de ação com intervenções de promoção, prevenção e recuperação. 

Os processos educacionais do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) se fundamentam nas teorias construtivistas sociointeracionistas, com destaque para a Aprendizagem Reflexiva. Neste tipo de abordagem pedagógica, as dimensões pessoal e profissional são integradas, com a finalidade de desenvolver nos indivíduos criticidade e comprometimento para com as transformações sociais.

Além das atividades práticas, os residentes terão atividades teórico-práticas das Unidades de Cuidado à Saúde dos Indivíduos e da Unidade de Investigação. Na Unidade de Investigação, o residente irá aprender sobre método científico, pesquisa de artigos nas principais bases de dados e Medicina Baseada em Evidências e será estimulado a observar o seu cenário de prática e a escrever um projeto de pesquisa visando um aprimoramento do seu cotidiano.

Vagas

02 vagas

por ano


Duração e carga horária

O Programa de Residência Médica em Clínica Médica tem duração de dois anos e carga horária de

5.760 horas


Campos de prática

Hospital Estadual de Vila Velha

Hospital Estadual Dório Silva

Hospital Evangélico de Vila Velha

Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano

Unidade Básica de Saúde

Hospital Estadual Central

Farmácia Cidadã


Bolsa

 O residente recebe uma bolsa de residência no valor de
R$ 4.106,09


COORDENAÇÃO

ALICE PIGNATON NASERI

Médica pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), residência de Clínica Médica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e residência de Nefrologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e título de especialista em Nefrologia pela SBN/AMB. Mestre em Medicina pela Ufes, médica assistente da Nefrologia do HUCAM- UFES/EBSERH e preceptora da residência de Nefrologia do HUCAM-UFES/ EBSERH,
médica da Área Técnica da Gerência de Política e Organização de Redes de Atenção à Saúde (Geporas) e da Gerência de Gestão Hospitalar da Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa), atual presidente da Sociedade de Nefrologia - Regional Espírito Santo e coordenadora e preceptora da residência de Clínica Médica do ICEPi.