Programa de Residência Médica em Medicina Intensiva

O objetivo do Programa de Residência Médica em Medicina Intensiva é formar e capacitar médicos a prevenir, diagnosticar, monitorar, estabilizar e tratar os agravos de saúde do paciente crítico com instabilidade vital ou com risco de desenvolver instabilidade vital na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e em Unidades de Cuidados Intermediários (UCI) ou Unidades Semi-intensivas, coordenando as ações médicas de equipe interprofissional e multiprofissional.

Os processos educacionais do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) se fundamentam nas teorias construtivistas sociointeracionistas, com destaque para a Aprendizagem Reflexiva. Neste tipo de abordagem pedagógica, as dimensões pessoal e profissional são integradas, com a finalidade de desenvolver nos indivíduos criticidade e comprometimento para com as transformações sociais.

Durante a residência, o aluno terá a chance de evoluir profissionalmente, estudando e debatendo sobre as grandes áreas da medicina, além de adquirir olhar holístico sobre o paciente, especialmente em condições gravemente enfermas. Além disso, a convivência contínua com a equipe multiprofissional e as discussões técnico-científicas proporcionam a aquisição de espírito de liderança e responsabilidade pelo ato de cuidar.

Vagas

02 vagas

por ano


Duração e carga horária

O Programa de Residência Médica em Medicina Intensiva tem duração de três anos e carga horária de
8.640 horas


Campos de prática

Hospital Estadual de Urgência e Emergência

Hospital Evangélico de Vila Velha


Bolsa

 O residente recebe uma bolsa de residência no valor de
R$ 4.106,09


COORDENAÇÃO

FELIPE CHRISTO

Médico especialista em Medicina Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e médico Rotina UTI do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE).

 

Contato

dr.christo@hotmail.com