O Projeto de Desenvolvimento de Tecnologias da Informação e Comunicação e Estímulo à Inovação Aplicadas à Saúde (PROTICSUS) desenvolve e implanta soluções em tecnologia da informação e comunicação para dar suporte à gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no Espírito Santo.

O programa visa:

• Monitorar e avaliar soluções e a utilização da tecnologia de informação e comunicação nas ações e serviços de saúde;
  • Implantar ferramentas para a gestão da saúde, contribuindo para gerar indicadores utilizados na tomada de decisão das autoridades sanitárias;
  • Elaboração de diretrizes, protocolos e fluxos no que diz respeito à tecnologia de informação e comunicação para o Sistema Estadual de Saúde.

SOLUÇÕES IMPLANTADAS

♦ e-SUS APS PEC Multimunicipal

O e-SUS APS PEC Multimunicipal foi implementado pelo programa para que as Unidades Básicas de Saúde (UBS), os Centros Regionais de Especialidades (CRE) e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) tenham prontuários eletrônicos. As vantagens são:

• Informações integradas dos pacientes;
  • Acesso ao prontuário em outras unidades com o e-SUS APS, mesmo que o usuário seja atendido em outro município;
  • Redução no armazenamento e gasto com papel;
  • Possibilidade e mais facilidade para gerar indicadores;
  • Otimização do tempo de atendimento dos pacientes.

♦ Tecnologias Educacionais

Para contribuir com os cursos, especializações e Programas de Residências do ICEPi, o PROTICSUS implementou duas importantes plataformas:

• Sistema de Gestão Acadêmica (SGA), que reúne os dados das formações, como a quantidade de alunos, a carga horária de cada curso, a frequência, as atividades diárias e muito mais;
  • Ensino a Distância (EaD), que possibilita a realização das aulas de forma virtual.

As duas receberam importantes melhorias ao longo do processo, como o aumento da memória e maior segurança dos dados. Assim, os ambientes têm alta disponibilidade de acesso e segurança.

♦ Vigilância em Saúde

Na área de Vigilância em Saúde, o programa implementou soluções que foram fundamentais para o combate à pandemia da Covid-19 no Espírito Santo. São elas:

• Viana Vacinada, que acompanha o desenvolvimento do projeto Viana Vacinada;
  • Vacina e Confia, onde é possível acessar o comprovante de vacinação e também realizar o agendamento. Acesse aqui e conheça a plataforma.
  • Agendamento online RT-PCR, utilizado pelos usuários para a marcação do teste de Covid-19.

♦ Painéis de Indicadores e Gestão

O PROTICSUS produziu 225 novos indicadores para a gestão da saúde no Espírito Santo. Eles servem de apoio para a tomada de decisões e identificação dos pontos de esforço.

Os indicadores abordam:

• Acompanhamento da implantação da Autorização de Internação Hospitalar (AIH) Eletrônica;
  • Regulação de leitos;
  • Autorregulação Formativa Territorial (ARFT);
  • Gestão hospitalar;
  • Monitoramento de alta e de cirurgias;
  • Mutirão de cirurgias.

COORDENAÇÃO