Escritório Local de Processos e Inovação se reúne para planejar padronização de processos na Sesa

25/11/2021 18h14 - Atualizado em 26/11/2021 10h16

O Escritório Local de Processos e Inovação (Elpi) da Secretaria da Saúde (Sesa), vinculado ao Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi), tem se reunido mensalmente, com o objetivo de debater os principais desafios a serem enfrentados na padronização de processos da Sesa. O último encontro foi realizado no dia 19 de novembro.

O Elpi/Sesa atua como agente de mudança na organização, com o objetivo de disseminar a cultura de processos, engajar pessoas, definir métodos e padrões e promover melhorias nos processos de trabalho.

O coordenador do Escritório Local de Processos e Inovação, José Luiz Dolsan de Almeida, explicou que mais de 100 processos da Sesa e do ICEPi estão sendo normatizados por meio dessa metodologia. “Isso significa que os processos seguirão o mesmo fluxo e a mesma forma de gestão”, explicou.

Desta forma, os processos são mapeados e o Elpi atua para normatizar e identificar possíveis melhorias. “Isso representa mais dinamismo e agilidade para a rotina dos servidores, que executarão as tarefas seguindo padrões já estabelecidos e métodos mais eficazes”, complementou Almeida.

As principais atribuições do Escritório são criar soluções inovadoras para desafios específicos, com estudos e métodos que promovem transformações reais nos processos de trabalho e entregas à sociedade; contribuir à transformação de processos por meio de debates, oficinas, meetups e outros meios que possibilitem o compartilhamento de conhecimentos e aprendizado coletivo, além de estimular a cultura de inovação e empreendedorismo na gestão.

Douglas Jacob, membro do Elpi, contou que são feitas reuniões periódicas com representantes dos diversos setores da Sesa, a fim de trabalhar as demandas da instituição para a gestão de processos, sendo que essa necessidade tende a aumentar ao longo do tempo, o que exigirá o crescimento da equipe do Escritório, que atualmente conta com quatro membros.

Um dos exemplos do trabalho do Elpi é a modelagem do sistema que será implantado no Estágio Curricular Obrigatório. “Nós contamos com a ajuda do Escritório para a modelagem e normatização do sistema. Foi feito um mapeamento das informações e a identificação do que poderia ser automatizado”, destacou o coordenador de Sistema de Gestão e Tecnologia Educacional do Nudeti-SUS, Denis Marchiori.

Estágio Curricular Obrigatório e a Gestão de Processos

O Estágio Curricular Obrigatório é um conjunto de atividades supervisionadas pela Gerência da Escola de Saúde Pública do ICEPi. O principal objetivo é desenvolver a integração entre a academia e o serviço de saúde, por meio de vagas de estágio para estudantes dos cursos de Educação Profissional Técnico e Superior na área da saúde.

Essa etapa de formação é fundamental para o desenvolvimento da qualidade do profissional, apresentando na prática a complexidade, diversidade e o dia a dia dos atendimentos à população. O estágio obrigatório é requisito para aprovação e obtenção do diploma pelos alunos dos níveis técnico e superior.

Atualmente, os dados do Estágio Curricular são coletados, armazenados e gerenciados por meio de planilhas, documentos e via e-mail. A implementação do Sistema de Gestão Acadêmica ocorreu em outubro deste ano para o estágio optativo e, em novembro, para obrigatório. Os responsáveis dos campos de estágio e também do ICEPi terão acesso aos indicadores e poderão monitorar o andamento dos processos.

“Esse sistema vem para nos ajudar a entender o que o estágio está promovendo no campo com os profissionais de saúde, o que ele agrega ao serviço e à vida desse aluno. Daqui alguns anos, esse estudante será um profissional qualificado para atender os cidadãos capixabas da melhor forma possível”, ressaltou Silvana Machado, coordenadora do Estágio Curricular Obrigatório.

Dados como a quantidade de estagiários, quais cursos e quais faculdades vão aparecer no sistema, assim como os campos de atuação poderão ser acessados pelo ICEPi, faculdades, hospitais, Centro de Atendimento Psiquiátrico Aristides Alexandre Campos (Capaac), Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e outros serviços e setores da Sesa.

A construção desse novo sistema informatizado para gerenciamento do estágio obrigatório da Secretaria da Saúde foi possível, a partir do trabalho de modelagem e padronização de todos os processos de trabalho envolvidos, que de outra forma teriam dificuldades para serem traduzidos na linguagem computacional. Isso demonstra a importância de se fomentar a cultura da gestão por processos na Sesa e reforça o papel do Elpi enquanto instância estratégica a implementação da padronização desses processos.

Gabriel Torobay / Mayra Scarpi