ICEPi apresenta resultados no fórum ‘Gestão do Acesso e da Qualidade na Atenção à Saúde’

24/03/2022 12h38 - Atualizado em 24/03/2022 12h40

A elaboração de protocolos para o atendimento de doenças como Acidente Vascular Cerebral (AVC), a criação de Times de Resposta Rápida (TRR) para atuação nas enfermarias e o uso de checklists para a alta segura do paciente foram alguns dos resultados compartilhados pelos hospitais estaduais no fórum “Gestão do Acesso e da Qualidade na Atenção à Saúde”. O evento, realizado pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), aconteceu nessa terça-feira (22), e contou com a participação do subsecretário de Estado de Atenção à Saúde, José Maria Justo; do diretor do Instituto, Fabiano Ribeiro; e de diretores dos hospitais estaduais, além de membros do ICEPi.

Na abertura, José Maria Justo destacou a importância do Programa de Gestão do Acesso e da Qualidade da Assistência nas Redes de Atenção à Saúde (PGAQ) para o enfrentamento à pandemia de Covid-19. “A quarta onda foi um desafio, mas a entrega, o empenho e a empatia das equipes contribuíram para que pudéssemos enfrentar o momento. Os membros do programa foram extraordinários nisso e os processos de trabalho implantados trouxeram avanços”, disse.

O diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro afirmou que em hospital que pensa e organiza processos, a inovação nunca para de acontecer. “Nós somos a prova de que é possível inovar e mudar a cultura organizacional no serviço público. As barreiras e desafios vão surgir, mas isso mostra que estamos no caminho certo”.

Durante o evento, foram apresentados indicadores e resultados do Hospital e Maternidade Silvio Avidos (HMSA), do Hospital Estadual de Vila Velha (HESVV), do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), do Hospital Estadual Dório Silva (HEDS), do Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes) e do Centro de Atendimento Psiquiátrico Aristides Alexandre Campos (Capaac).

Para a coordenadora do PGAQ, Simone Tosi, compartilhar os resultados e boas experiências é fundamental para a interface entre os projetos que compõem o Programa. “Não dá para falar de liderança sem o controle de processos e, para isso, precisamos dos indicadores gerados nos hospitais”, explicou.

Foram apresentadas a elaboração de protocolos para o atendimento de doenças como Acidente Vascular Cerebral (AVC), e a criação de Times de Resposta Rápida (TRR) para atuação nas enfermarias e o uso de checklists para a alta segura do paciente. “Estamos inseridos em um modelo muito inovador. Se não tivéssemos esses projetos nos hospitais, o enfrentamento à Covid-19 seria diferente. Hoje conseguimos internar mais pacientes com o mesmo número de leitos, pois ficamos mais eficientes”, ressaltou o supervisor da Medicina Hospitalar (MH) no HMSA, Cleber Antonio Maia Filho.

Ao final, os participantes foram divididos em grupos e participaram da oficina sobre análise crítica de indicadores. O próximo fórum deve ocorrer no trimestre seguinte.

Fazem parte do PGAQ os projetos do Núcleo Interno de Regulação (NIR), de Medicina Hospitalar (MH), do Escritório de Gestão de Altas (EGA) e da Autorregulação Formativa Territorial (ARFT).

Gabriel Torobay / Mayra Scarpi