ICEPi inicia Curso de Especialização em Preceptoria para formar profissionais como docentes

23/10/2025 16h48

O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) deu início, nessa segunda-feira (20), ao curso de especialização voltado à formação de docentes para atuarem nas áreas de Atenção Primária à Saúde (APS) e Vigilância em Saúde. Desenvolvido em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Ministério da Saúde, o curso conta com mais de 40 participantes e carga horária total de 360 horas.

A aula inaugural do Curso de Especialização em Preceptoria para Educação Profissional em Saúde com foco na APS e na Vigilância em Saúde (EdProfSUS) contou ainda com a participação do diretor-geral do ICEPi, Erico Sangiorgio, da gerente da Escola de Saúde Pública, Carolina Perez, e da coordenadora da turma no Espírito Santo, Lívia Bonfim Mata.

“O curso e a parceria com a Fiocruz reafirmam o nosso compromisso com uma sociedade mais igualitária e justa. Não podemos descansar da nossa responsabilidade em fazer ciência e formar as pessoas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Espírito Santo”, destacou Erico Sangiorgio.

A gerente da Escola de Saúde Pública do ICEPi, Carolina Perez, explicou que os alunos do curso vão atuar como preceptores dos agentes comunitários de saúde e dos agentes comunitários de endemia, acompanhando a rotina de trabalho na Atenção Primária.

“Essa é uma formação nacional, que ocorre em todos os outros estados do Brasil, e que vai gerar uma transformação nos territórios e em quem realmente está próximo dos usuários do SUS. É muito importante estarmos juntos com instituições renomadas, como a Fiocruz, pela experiência que trazem para o ICEPi”, disse Carolina Perez.

Entenda o curso

As unidades educacionais da especialização foram estruturadas para abordar Trabalho e Saúde, Educação, Planejamento e Gestão e são realizadas de forma híbrida. A expectativa é que os profissionais que concluírem a formação estejam preparados para formular, desenvolver, executar e apoiar processos educativos nos âmbitos estadual e municipal do SUS.

A coordenadora da turma no Espírito Santo, Lívia Bonfim Mata, explica que “o objetivo do curso é capacitar profissionais para que formem outros no âmbito da APS e da Vigilância, fortalecendo assim o SUS e levando melhorias para o atendimento da população”.

A enfermeira Bruna Soares Trindade Maia está na Atenção Primária do município de Ecoporanga e é uma das alunas do curso. Para ela, a formação “vai fortalecer ainda mais os profissionais do SUS, porque a nossa expectativa é realizar um excelente trabalho e dar o melhor para a nossa população”.

A formação tem duração de 12 meses e será desenvolvida em formato híbrido, com encontros presenciais e atividades à distância. Ao final do curso, os profissionais estarão aptos a atuar como preceptores em processos formativos voltados à qualificação das práticas de atenção e vigilância em saúde, contribuindo para o aprimoramento das ações no âmbito do SUS.

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Caroline Pignaton / Mayra Scarpi

icepi.comunicacao@saude.es.gov.br