ICEPi realiza I Mostra de Resultados dos Projetos Aplicativos dos Programas de Residência em Saúde
O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) realizou, entre os dias 20 e 22 de dezembro, a I Mostra de Resultados dos Projetos Aplicativos dos Programas de Residência em Saúde. O evento virtual teve o objetivo de apresentar os projetos desenvolvidos pelos grupos de residentes, apoiados por preceptores e tutores da unidade educacional de Gestão e Cuidados Coletivos, ao longo de 2020 e aplicados em 2021.
As ações temáticas aconteceram nas unidades de saúde e municípios onde os residentes atuam, a partir das necessidades que encontraram no território. Entre os campos de prática estiveram Vitória, Vila Velha, Cariacica, Cachoeiro, São Mateus, Aracruz e Jerônimo Monteiro.
O diretor do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde, Fabiano Ribeiro, fez a abertura do evento e destacou que uma formação em serviço como é a residência só tem significado quando forma profissionais que conseguem interferir na cultura local dos serviços onde atuam.
“Isso traz um retorno para o Sistema Único de Saúde, o SUS capixaba, que não tem preço. Os Projetos Aplicativos podem interferir no ecossistema de saúde e dar conta da demanda real dos usuários”, ressaltou Ribeiro.
Já para a coordenadora dos Programas de Residências, Clarice Sampaio, o destaque também se dá pelo bonito trabalho realizado pelos residentes. “O mais interessante é olhar para o território, para as necessidades e pensar em ações para resolvê-las. Este é um momento de muita alegria e gostaria de parabenizar a todos pelo esforço”, disse.
Apresentações
Foram divulgados vídeos que abordam a saúde dos adolescentes; a intervenção no alto índice de sobrepeso/obesidade e/ou sedentarismo entre pessoas com hipertensão e diabetes; a prevenção e controle da Leishmaniose Visceral; o antitabagismo; a saúde mental e outros temas.
Participaram os residentes, preceptores, tutores, coordenadores dos Programas de Residências Multiprofissionais em Cuidados Paliativos, Saúde da Família, Saúde Mental, Saúde Coletiva e Medicina de Família e Comunidade, além de gestores locais.
Programas de Residência
Os Programas de Residências Multiprofissionais tiveram início em 2020, com o objetivo da formação de profissionais de saúde especialistas, de forma descentralizada, garantindo a todas as regionais do Espírito Santo uma formação profissional de qualidade, metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem e possibilitando a fixação de profissionais fora da Região Metropolitana da Grande Vitória.
O grande diferencial da residência é a formação dos profissionais com 80% da carga horária realizada de forma prática, seguindo uma visão humanista, reflexiva e crítica e qualificando os residentes para o exercício na especialidade escolhida, pautados em princípios éticos e com o conhecimento dos diferentes cenários da rede de saúde. Os 20% restantes da carga horária da formação educacional abordam temas, como a competência do cuidado, da gestão, da investigação e da educação em saúde.
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Gabriel Torobay / Mayra Scarpi