Municípios recebem profissionais para formações na Atenção Primária à Saúde

24/04/2025 16h44 - Atualizado em 24/04/2025 16h48

Em uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), 38 profissionais da saúde de diversas categorias deram início a mais uma jornada para reforçar a Atenção Primária à Saúde (APS) capixaba. Os profissionais, selecionados para o Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), atuarão em 18 municípios.

Ao todo, 16 enfermeiros e seis cirurgiões-dentistas farão a formação em Saúde da Família, e dez fisioterapeutas, nove psicólogos, oito assistentes sociais, cinco nutricionistas, três farmacêuticos e um profissional de Educação Física terão como cenário de prática as Equipes Multiprofissionais Ampliadas (Emulti). Além deles, uma assistente social e uma psicóloga estarão na formação em Consultório na Rua. A adesão ocorreu nos dias 16 e 17 de abril, no auditório do ICEPi, em Vitória.

A coordenadora do Provimento e Fixação de Profissionais, Maiara Baratela, afirmou que a chegada de novos profissionais representa um ganho para a população, já que os profissionais vão passar por formações que estão de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). “Vivenciando a realidade do SUS na prática, acreditamos que os profissionais vão desenvolver um novo olhar crítico-reflexivo e ampliação do escopo de competências, além de promover inovação em processos e a integração com outros programas e projetos do ICEPi”, reforçou.

As formações são ofertadas pelo Provimento e Fixação de Profissionais e têm duração de quatro anos, sendo compostas de 32 horas de atividades práticas e oito horas de atividades teórico e/ou teórico-práticas.

Os municípios que vão receber os profissionais são Alegre, Alto Rio Novo, Cachoeiro de Itapemirim, Piúma, Rio Bananal, Vila Pavão, Domingos Martins, Mimoso do Sul, Santa Teresa, Serra, Cariacica, Aracruz, Pinheiros, Vila Velha, Boa Esperança e Cariacica.

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br