Oficina promove saúde bucal e alerta sobre como lidar com emergências odontológicas nas escolas

06/08/2024 16h04 - Atualizado em 06/08/2024 16h05

Saber prevenir e atuar em uma situação de emergência odontológica no ambiente escolar é uma das orientações passadas por residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), para professores da Rede Municipal de Vitória. A oficina “Programa Saúde na Escola (PSE) - Capacitação em Saúde Bucal para professores” aconteceu nos dias 24 e 25 de julho, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Irmã Jacinta Soares de Souza Lima e no Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Terezinha Vasconcellos Salvador, localizados na Capital.

Os cirurgiões-dentistas e residentes Candida Calenzani Petri e Kalil Ayres Santana atuam na Unidade Básica de Saúde (UBS) Forte São João e contaram com o apoio da direção da UBS para o desenvolvimento das oficinas, que acontecerão também em outras escolas. Outros temas trabalhados foram a saúde bucal dos professores, higiene do sono, bruxismo (ranger ou apertar os dentes, principalmente dormindo) e estratégias para redução de estresse, visando o bem-estar completo dos profissionais.

“Por estarmos em constante contato com as escolas devido ao PSE, percebemos que as políticas de saúde no ambiente escolar estão voltadas para os alunos. Dessa forma, decidimos incluir o professor nesse processo. É um momento de aproximação entre o professor e o cirurgião-dentista para tirar dúvidas a respeito da saúde deles e também dos alunos”, explicou Kalil Ayres Santana.

Para Candida Calenzani Petri, a escola tem um papel de muita importância na vida dos alunos e seus familiares. “Assim, as orientações sobre a saúde bucal serão muito válidas para auxiliar no dia a dia com as crianças, já que profissionais estarão preparados para agir e orientar os pais da melhor forma possível, dentro das condições existentes”, disse a profissional.

 

Cuidados com a voz já foi tema de oficina

O cuidado com a voz dos professores da Rede Municipal de Vitória também já foi tema de oficinas promovidas pela fonoaudióloga e residente em Saúde da Família Bianca Martins Alves. Ela também atua na UBS Forte São João e realizou as atividades em junho com o objetivo de trabalhar a educação em saúde e a prevenção da disfonia (alteração vocal) nos profissionais.

A residente Bianca Martins Alves orienta sobre a produção da voz, sinais e sintomas de alerta da saúde vocal, e os hábitos positivos e negativos para a voz. Além disso, os professores são instruídos sobre técnicas de aquecimento e desaquecimento vocal.

 

Programas de Residências

Os Programas de Residências em Saúde do ICEPi são formações em serviço com dedicação exclusiva de 60 horas semanais para a formação de especialistas em áreas profissionais estratégicas, comprometidos com o Sistema Único de Saúde (SUS).

As formações seguem uma visão humanista, reflexiva e crítica, qualificando os residentes para o exercício na especialidade escolhida, pautada em princípios éticos e com o conhecimento dos diferentes cenários da rede de saúde. O processo de formação é baseado em metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem, com 80% da carga horária dedicada para atividades práticas e 20% dedicada para a abordagem de temas como a competência do cuidado, da gestão, da investigação e da educação em saúde.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br 

 

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Caroline Pignaton / Mayra Scarpi

icepi.comunicacao@saude.es.gov.br