Projeto de Educação Popular em Saúde forma nova turma de educadoras populares
.jpg?v=638810826891251380)
O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) formou mais 17 educadoras populares por meio do Projeto de Educação Popular em Saúde (PedpopSUS). O evento de conclusão da segunda turma aconteceu nos dias 15 e 16 de abril, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória.
O Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde tem duração de um ano e objetiva formar lideranças sociais, usuários e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando a participação social. Essa é a segunda turma a concluir a formação ofertada pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi).
Nos dois dias de evento, as educadoras promoveram uma mostra artística da realidade dos territórios em que atuam e também a tenda ‘Angelina Reis’, além da troca de saberes de temas que foram destaque em cada região. Na solenidade de formatura, as educadoras também compartilharam como foi a experiência de realizar o aperfeiçoamento.
A mesa de abertura foi composta ainda pelo superintendente do Ministério da Saúde no Espírito Santo, Luiz Carlos Reblin, pela gerente de Ensino do ICEPi, Carolina Perez, e pela coordenadora do PedpopSUS, Galdene Santos.
Para a gerente de Ensino, conhecer as ações desenvolvidas nos territórios é muito importante, pois as educadoras populares são agentes de transformação nestes locais. “A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) tem muitos ganhos com esse projeto, já que a educação nos dá mais força e empoderamento e abre portas”, completou Carolina Perez.
“O Ministério da Saúde acredita no movimento que está acontecendo no Estado, de fortalecimento do SUS. Falar do SUS é falar de democracia e o que é feito nesse projeto e nas comunidades é defender o sistema de saúde e a democracia”, destacou Luiz Carlos Reblin.
Já a coordenadora do PedpopSUS, Galdene Santos, enfatizou que as ações são alinhadas com a Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS). “A política tem eixos de formação que guiam nossa trajetória. Abordamos questões como controle social, Vigilância Popular em Saúde e outras em 80 encontros comunitários, 24 regionais e 12 estaduais, frutos de muita mobilização e articulação”, disse Galdene Santos.
Conheça o projeto
O PedpopSUS conta com educadoras e educadores populares em todas as regiões de saúde do Espírito Santo e é orientado a partir da PNEPS. O projeto busca a construção coletiva do conhecimento para possibilitar a garantia do direito à saúde e a defesa do SUS nos diversos territórios e serviços de saúde no Espírito Santo, com a atuação dos profissionais no desenvolvimento de atividades de formação, articulação e mapeamento territorial nas comunidades, movimentos sociais e serviços de saúde.
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi