Projeto desenvolvido pelo ICEPi auxilia na redução de 20 dias em internação no Capaac

05/04/2022 16h36 - Atualizado em 05/04/2022 17h22

O Centro de Atendimento Psiquiátrico Aristides Alexandre Campos (Capaac), em Cachoeiro de Itapemirim, vem alcançando importantes resultados com a implementação do Núcleo Interno de Regulação (NIR). Desenvolvido pela Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), o NIR tem auxiliado na redução no tempo de permanência dos pacientes no leito. Atualmente, essa redução é de, em média, 20 dias.

Responsável técnico pela execução do projeto no Capaac, o psiquiatra Marcello Baptista explica que o funcionamento do NIR se fundamenta em três pilares: práticas de regulação, articulação com a rede de atenção à saúde e monitoramentos dos leitos.

“Desde o início das atividades do Núcleo, foi possível fazer a perfilização do hospital, em que é mostrado qual é o perfil de pacientes que se enquadram na internação. Por meio de ferramentas de melhorias, foram mapeados alguns indicadores, como taxa de ocupação, tempo de permanência, giro de leitos e índice de substituição”, detalhou o profissional.

Foi com esse mapeamento, ainda segundo Baptista, que a equipe passou a observar os avanços dos indicadores. “O tempo de permanência no leito, por exemplo, diminuiu de 45 dias para um tempo médio de 25 a 28 dias, o que vem permitindo girar mais leitos e atender mais pacientes no mesmo período”, disse.

Pertencente ao Programa de Gestão do Acesso e da Qualidade da Assistência nas Redes de Atenção à Saúde (PGAQ), do ICEPi, o Núcleo tem como objetivo otimizar o acesso e giro dos leitos hospitalares para atender a um maior número de pacientes, e foi implantado, na unidade, em maio de 2020.

“O projeto do Núcleo Interno de Regulação está presente em 12 hospitais estaduais, e contempla todas as Regiões de Saúde desde 2020, e em 2021, foi implantado também no Crefes. É um projeto que possibilita o aumento e a qualificação do acesso a diferentes recursos para todos os usuários do Sistema Único de Saúde capixaba, seguindo os princípios de equidade, universalização, integralidade e descentralização”, destacou a coordenadora do PGAQ, Simoni Tosi.

Mais resultados importantes

De acordo com o psiquiatra Marcello Baptista, o projeto tem permitido, também, uma melhoria na comunicação entre o Centro e Núcleo Especial de Regulação de Internação (Neri), da Secretaria da Saúde.

Junto a isso, as melhorias seguem nos processos de trabalho, como na implantação da Autorização de Internação Hospitalar (AIH) eletrônica e no atendimento ao público.

“No âmbito da inovação, esse projeto trouxe maior informação, até mesmo interna, sobre os leitos e pacientes, com a participação de toda a equipe interdisciplinar e gerências de núcleos existentes dentro do Capaac, promovendo a inclusão do hospital psiquiátrico dentro da rede do NIR e do Neri”, avaliou o psiquiatra.

Com a implementação do núcleo, outro importante resultado é que, para além dos 26 municípios da Região Sul do Estado, a unidade passou a ser referência, também, para oito municípios da Região Metropolitana de Saúde. São eles: Guarapari, Afonso Cláudio, Ibatiba, Conceição de Castelo, Brejetuba, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante e Marechal Floriano.

 

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Gabriel Torobay / Mayra Scarpi

icepi.comunicacao@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação - Superintendência da Regional Sul de Saúde

Felipe Bezerra

felipebezerra@saude.es.gov.br