Residentes em Cuidados Paliativos usam programa de rádio para abordar o tema

20/10/2021 16h00 - Atualizado em 20/10/2021 15h58

As residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Paliativos do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) encontraram uma forma de se aproximar ainda mais da população na abordagem de temas como a morte, o luto e os cuidados paliativos.

Trata-se do programa Prosa Paliativa, que vai ao ar na última sexta-feira de cada mês, às 9h30, pela rádio Vida FM, de Jerônimo Monteiro, no Sul do Estado. O programa também é transmitido nas redes sociais, com uma intensa participação do público com perguntas e interações.

A preceptora da residência na Unidade Integrada Jerônimo Monteiro (UIJM), Luciana Machado Duarte, conta que “muitas pessoas mandam mensagens parabenizando, fazendo perguntas e agradecendo. Alguns relatam a própria experiência de ter tido um familiar atendido pela Residência em Cuidados Paliativos”.

Para a coordenadora do Programa de Residência em Cuidados Paliativos, Manoela Cassa Libardi, “a rádio tem um alcance grande, não limitada apenas à comunidade da cidade. Tem sido muito interessante para os residentes e para a comunidade”.

Tudo começou após uma experiência de Luciana apresentando um programa na mesma rádio. “Falei com a outra preceptora, e lançamos o desafio dos residentes fazerem um programa para divulgar e desmistificar temas relacionados a cuidados paliativos, pois muita gente não sabe do que se trata”, disse.

A tarefa foi passada como uma Atividade Autodirigida e as residentes criaram o calendário, o formato do programa e escolheram os temas baseados na literatura e nas experiências dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidos.

A preceptora explica que “de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Cuidado Paliativo é a abordagem por uma equipe multidisciplinar que promove a qualidade de vida de pacientes e seus familiares que enfrentam doenças que ameacem a continuidade da vida, por meio de prevenção e alívio do sofrimento, através de identificação precoce, avaliação e tratamento da dor e de outros sintomas desagradáveis de natureza física, psicossocial e espiritual”.

Ela acredita que “o foco do Cuidado Paliativo não é a doença em si, pois o paciente é que está no centro de seu cuidado, em toda a sua integralidade e subjetividade, naquilo que torna cada um de nós o ser único que somos, auxiliando-o a ter uma vida significativa e de qualidade até o fim”.

Abordando temas complexos

As residentes responsáveis pelos programas são do segundo ano: Camila Aparecida de Amorim. Liliam Mulinari da Cunha, Gleicy Kelley Santos de Araujo, Skarlath Ohana das Neves Patrocínio, Vanea Pereira Dionísio e Danila de Sousa Silva.

Já os residentes do primeiro ano estão começando a participar do projeto para que possam dar continuidade, segundo a preceptora.

Os próximos programas vão abordar o luto, o conforto espiritual, a assistência domiciliar e lições e experiências em cuidados paliativos.

“O diretor da rádio e apresentador do programa, Márcio Fontoura, nos dá imenso apoio. Desde o início abraçou a ideia quando levamos até ele, disponibilizando a rádio para mais programas, dá muito destaque para o Prosa Paliativa, para a UIJM e para a residência. É uma grande parceria!”, enfatizou Juliana.

Os próximos temas dos programas são:
· 29/10/2021- Luto
· 26/11/2021- Conforto Espiritual nos Cuidados Paliativos
· 31/12/2021- Assistência Domiciliar nos Cuidados Paliativos
· 28/01/2021- Lições e Experiências em Cuidados Paliativos

Atendimento à população

No hospital, as residentes atendem os pacientes internados com indicação para cuidados paliativos, fazem conferência familiar junto ao médico assistente, realizam ações de educação em cuidados paliativos para as equipes hospitalares e participam de reuniões diárias.

O atendimento também é feito nas duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, onde promovem ações de educação para a população e equipes de saúde, realizam visitas domiciliares para pacientes em cuidados paliativos, promovem rodas de conversa e atendimento aos cuidadores.

Os residentes também atuam na Casa de Amparo, onde atendem aos idosos institucionalizados e promovem diversas ações de educação e humanização, como o prontuário afetivo, festa junina, aniversariantes do mês, além de campanhas como “Natal Solidário”, de arrecadação de alimentos e “Adote um Idoso”.

A Residência em Cuidados Paliativos conta com 12 residentes na UIJM, nas Unidades de Saúde do Município de Jerônimo Monteiro e na Casa de Amparo aos Idosos Maria Bossois Lannes, na mesma cidade.

Outros 18 residentes atuam no Hospital Estadual de Atenção Clínica (Heac) e na Unidade Básica de Saúde de Santa Fé, no município de Cariacica. Mais 17 residentes estão no Hospital Estadual Dório Silva (HEDS), na Unidade Regional de Saúde de Boa Vista na Serra e no Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (Crai) em Vitória.

Gabriel Torobay / Mayra Scarpi