Saude participa de seminário sobre Proadi-SUS

10/10/2024 10h16 - Atualizado em 10/10/2024 10h23

A avaliação dos projetos desenvolvidos por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) foi tema de um seminário promovido pelo Ministério da Saúde (MS), entre essa terça-feira (08) e esta quinta-feira (10), em Brasília.

O evento contou com a participação do secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, que pontuou os principais resultados alcançados pelos projetos desenvolvidos no âmbito da Secretaria da Saúde (Sesa).

Miguel Duarte destacou a importância dos projetos do Proadi em execução na Sesa. Ele pontuou que essas iniciativas têm sido essenciais para a melhoria dos serviços prestados aos pacientes, trazendo avanços significativos na qualidade e na eficiência do SUS no Estado.

Um dos projetos do Proadi-SUS é o Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no SUS (DGPSUS), do Hospital Sírio Libanês. O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) vai compor a Comissão Gestora Local para elaborar a seleção de preceptores e gestores de Programas de Residências que farão o curso ofertado pelo DGPSUS.

O curso vai acontecer de forma híbrida, com carga horária total de 600 horas, onde será produzido um Projeto de Intervenção com o objetivo de melhorar processos de formação e de atenção à saúde. O curso deve iniciar em fevereiro de 2025 e finalizar em novembro de 2026.

O Hospital Estadual Silvio Avidos, por exemplo, foi contemplado com as capacitações do projeto “Lean nas Emergências” e executado pelo Hospital Sírio-Libanês, sendo um dos dez hospitais de todo o Brasil que recebeu a segunda etapa do projeto, o “Lean no Centro Cirúrgico”. Executado neste ano, o projeto pretende diminuir o tempo ocioso das salas de cirurgia e aumentar o número de procedimentos realizados.

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’ concluiu, ano passado, a parceria bem-sucedida com o Hospital Oswaldo Cruz no Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos. Ao longo dos dois anos do projeto, a unidade superou as metas. A certificação foi feita por uma equipe paulista, que gerencia o projeto, orientou e acompanhou o hospital.

“Estamos comprometidos em transformar a saúde pública do Espírito Santo e a implementação dos projetos do Proadi-SUS é fundamental nesse processo. Esses projetos não só elevam o padrão de qualidade dos serviços prestados à população, como também promovem a inovação e a capacitação contínua dos nossos profissionais. Com o Proadi-SUS, estamos trazendo mais eficiência, modernização e, acima de tudo, um atendimento mais humanizado e acessível para todos os capixabas", declarou o secretário Miguel Duarte.

A programação do seminário contou com oficinas, workshops, palestras, painéis e mesas-redondas. Os participantes falaram sobre o impacto destas iniciativas para o SUS, apresentando casos de projetos nas áreas de atuação em pesquisas de interesse público em saúde; avaliação e incorporação de tecnologias em saúde; desenvolvimento de técnicas e operação de gestão em serviços de saúde; capacitação de recursos humanos; além de iniciativas que promoveram a prestação de serviços ambulatoriais e hospitalares no SUS.

Resultados do Programa

Com atuação em todos os estados e presença em mais de cinco mil municípios, durante o triênio 2021-2023, foram realizados 169 projetos de apoio ao desenvolvimento institucional do SUS, envolvendo mais de R$2,3 bilhões de investimentos por meio da imunidade tributária concedida aos hospitais de excelência. Todos os projetos do 5º triênio estiveram alinhados aos sete objetivos do Plano Nacional de Saúde (2020-2023).

Sobre o Proadi-SUS

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) foi criado em 2009, com o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde.

O programa reúne seis hospitais sem fins lucrativos que são referência em qualidade médico-assistencial e gestão: Hospital Alemão Oswaldo Cruz, BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, HCor, Hospital Israelita Albert Einstein, HMV – Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês. Os recursos do Proadi-SUS advêm da imunidade fiscal dos hospitais participantes.

Os projetos levaram à população a expertise dos hospitais em iniciativas que atendem necessidades do SUS. Entre os principais benefícios do Proadi-SUS, destacaram-se a redução de filas de espera; qualificação de profissionais; pesquisas do interesse da saúde pública para necessidades atuais da população brasileira; gestão do cuidado apoiada por inteligência artificial e melhoria da gestão de hospitais públicos e filantrópicos em todo o Brasil.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br