Agendamento on-line e painéis: NUDeTI completa um ano com ações de combate à pandemia

11/11/2021 15h51 - Atualizado em 12/11/2021 12h28

Criado pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) durante a pandemia de Covid-19, o Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico e Estímulo à Inovação (NUDeTI-SUS), ao lado da Gerência de Tecnologia da Inovação (GTI) da Secretaria da Saúde (Sesa), tiveram um papel fundamental nas ações de combate à doença.

Com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento, aperfeiçoamento e difusão de soluções tecnológicas para o Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba, o NUDeTI completou um ano em outubro de 2021.

Um dos exemplos da atuação do Núcleo e da Gerência no enfrentamento à pandemia é a criação do agendamento on-line para o teste gratuito RT-PCR, que identifica a presença do SARS-CoV-2. Quem apresentar sintomas da Covid-19 pode entrar no site Acesso Cidadão, fazer um cadastro e agendar o exame. O resultado do mesmo também é disponibilizado no portal, na aba “Laudo Web”. Mais de seis mil exames foram agendados e realizados entre julho e 14 de outubro de 2021.

A implantação da plataforma “Viana Vacinada” também foi feita pelo NUDeTI-SUS. O portal é acessado pelos moradores de Viana, na Grande Vitória, para detalhes da aplicação da vacina contra a Covid-19 e a data para tomar a próxima dose. O projeto realizado no município tem o intuito de avaliar a capacidade da meia dose da vacina AstraZeneca (Oxford/Fiocruz) em reduzir o número de casos de novo Coronavírus na região.

A plataforma “Vacina e Confia” também foi mais uma implantação do Núcleo. Nela o usuário encontra os dados sobre a imunização contra a Covid-19, quando deve tomar a próxima dose e o comprovante de vacinação. Somente nos meses de agosto, setembro e outubro, a plataforma registrou mais de um milhão de acessos.

“A atuação do Núcleo continua buscando promover a transparência no combate à pandemia, por meio dos indicadores gerados por essas plataformas. Assim, a tomada de decisão para a gestão é feita de forma mais ágil”, explica a coordenadora do NUDeTI, Luciane Alves Marinho.

Gestão à vista e transparência

Outro sistema importante na atuação do Estado para combater o novo Coronavírus e desenvolvido pelo Núcleo foi o monitoramento de insumos em hospitais, como material e medicamentos, garantindo, assim, que não faltasse nenhum item necessário no cuidado dos pacientes.

“O NUDeTI não apenas desenvolve soluções de acordo com a demanda, mas aprimora as existentes. A criação de indicadores em sistemas que já são utilizados é um exemplo disto, como na regulação de leitos e na gestão da Atenção Primária”, complementou a coordenadora.

Esses indicadores são utilizados na tomada de decisões durante a pandemia, garantindo o acesso da população aos leitos Covid e não Covid do Estado. Além disso, indica melhorias que podem ser trabalhadas na Atenção Primária.

A implantação do e-SUS também foi fundamental para o fortalecimento do SUS capixaba. O novo modelo de gestão de informação dos usuários do sistema partiu da informatização dos dados de atendimento e do paciente.

“Os sistemas estão integrados, o que facilita a análise dos dados gerados. Esses dados são transformados em indicadores que auxiliam a gestão nas fases vividas durante a pandemia”, completa a coordenadora.

PROTICSUS

O NUDeTI faz parte do Programa de Desenvolvimento de Tecnologias da Informação e Comunicação e Estímulo à Inovação Aplicadas à Saúde (PROTICSUS), que tem como objetivos realizar estudos, pesquisas e desenvolvimento de soluções em tecnologia da informação e comunicação para dar suporte à atenção em saúde e à gestão.

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Gabriel Torobay / Mayra Scarpi

icepi.comunicacao@saude.es.gov.br