CRE da Região Norte é pioneiro na implantação do e-SUS APS na Atenção Especializada

02/05/2022 12h13 - Atualizado em 02/05/2022 14h25

O Centro Regional de Especialidades (CRE) de São Mateus iniciou o processo de informatização dos dados em 2021 e, desde então, vem passando por avanços conquistados por meio da utilização da plataforma e-SUS APS PEC Multimunicipal, sistema do Ministério da Saúde, desenvolvido para Atenção Primária, tendo sua expansão para a Atenção Especializada. O CRE é referência em consultas e tratamentos especializados, atende a 14 municípios da Região Norte de Saúde e foi pioneiro ao utilizar o aplicativo.

O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS APS da Atenção Especializada é um software em que todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão.

“Por meio da plataforma, conseguimos o PEC unificado, o compartilhamento de dados com os municípios que utilizam a plataforma e segurança nas informações. O sistema está hospedado em um servidor no Prodest. Visto o ambiente e-SUS APS Multimunicipal ser uma plataforma web compartilhada com municípios, incluindo este CRE e outras unidades especializadas, então, conseguem acompanhar o paciente em toda assistência”, destaca alguns avanços, o chefe do Núcleo Regional de Especialidades de São Mateus, Rafael Partelli.

Outro ponto positivo com a informatização dos dados foi o ganho no espaço físico, já que cerca de 250 mil prontuários de papel, que ocupavam duas salas no CRE, foram encaminhados para Vitória, onde estão armazenados, seguros e seguindo todas as leis para o descarte desse tipo de informação. As duas salas disponíveis foram adaptadas para consultórios.

“Agora, todos os arquivos podem ser acessados de maneira digitalizada, com isso, conseguimos mais duas salas para consultórios médicos, ou seja, era muito papel guardado e a informatização do e-SUS nos deu esse ganho, sem contar que os profissionais conseguem acessar o histórico do paciente em qualquer lugar”, disse Rafael.

O sistema também tem garantido mais agilidade nos processos, oferecendo acesso em menos de cinco minutos às fichas informatizadas dos pacientes. Com a agilidade do sistema, houve uma evolução nas consultas do CRE. Antes da informatização eram realizadas cerca de 800 consultas no mês, o número aumentou e chegou ao pico de 1.800 consultas por mês em março deste ano.

“Com essa agilidade, conseguimos melhorar nosso trabalho, não perdemos mais tempo procurando papel. Conseguimos tramitar um paciente mais rápido, não perdemos nenhuma informação lançada na plataforma, o sistema de acesso à informação do paciente é unificado, ganhamos espaço físico, além de velocidade e interação com os municípios que usam a ferramenta”, ressaltou Rafael.

Apoio do ICEPi

O processo de informatização com a implantação do PEC digital no Núcleo Regional do CRE de São Mateus contou com o apoio da Superintendência da Regional Norte de Saúde, por meio do Núcleo de Atenção Primária, além do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi) junto da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI).

“O ICEPi, por meio do seu Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico e Estímulo à Inovação (NUDeTI-SUS), atuou no planejamento, implementação, monitoramento e controle do projeto com expansão do e-SUS APS PEC Multimunicipal para atenção especializada, classificando como piloto o CRE São Mateus, sendo realizadas parametrização e capacitações ao uso do sistema para equipe de multiplicadores da regional e CRE”, afirmou a coordenadora do Sistema e Gestão da Informação em Atenção Primária e de Vigilância em Saúde do NUDeTI, Thais Malbar.

A equipe do ICEPI NUDeTI-SUS também atua com a GTI no monitoramento da performance, segurança da informação, manutenção, atualização das versões do sistema, além de suporte aos usuários.

Consultas no CRE São Mateus

De março a dezembro de 2021, foram realizadas 11.514 consultas em especialidades ofertadas no CRE São Mateus, envolvendo 30 profissionais de áreas como neurologista, dermatologista, urologista, ginecologista, entre outros, tendo uma média de oferta de 12.100 consultas por mês na unidade.

Gabriel Torobay / Mayra Scarpi / Mariela Pitanga

Assessoria de Comunicação - Superintendência da Regional Norte de Saúde