Equipe do ICEPi apresenta artigo na 1ª Mostra de Experiências em Saúde Ambiental

28/09/2021 13h22

Nesta segunda-feira (27), uma equipe do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) apresentou o artigo “Inventário da Vigilância Ambiental da Região de Saúde Metropolitana do ES: um instrumento para o diagnóstico regional”, na 1ª Mostra de Experiências em Saúde Ambiental.

O evento é planejado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que compõe a Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil, pelo Departamento de Saúde Ambiental (Desam), da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), e pelo Ministério da Saúde.

O trabalho foi realizado pelos residentes Jamile Mendes e Nayara Giovaninni e pelo preceptor Bruno Vasconcelos, sendo selecionado na temática “Gestão e governança em saúde ambiental”. Os três fazem parte do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva.

“O tema surgiu a partir da necessidade de realizar um diagnóstico situacional na área de Vigilância em Saúde Ambiental dos 23 municípios da Região Metropolitana, sendo, dessa forma, possível conhecer as realidades locorregionais”, relatou Jamile Mendes.

Além da participação no evento, o artigo será publicado em um material da OPAS/OMS em comemoração ao Dia Mundial da Saúde ambiental, lembrado no dia 26 de setembro. Ao todo, foram inscritos 86 trabalhos e 30 foram selecionados para publicação.

A residência

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva conta com 60 residentes atuando nas Superintendências Regionais de Saúde e na Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde (Sesa).

“Eles realizam ações de saúde coletiva com os preceptores dos Campos de Residência nos municípios”, disse o coordenador Gilton Almada.

Gabriel Torobay / Mayra Scarpi