Fisioterapeutas do ICEPi atuam em Residências Multiprofissionais com foco em atendimento humanizado
O programa de Residências Médicas e Multiprofissionais do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) vem aprimorando a formação dos profissionais residentes. Com o objetivo de oferecer um atendimento de maneira integrada, o ICEPi aumentou, entre 2020 e 2022, o número de profissionais que atendem nas Unidades Básicas de Saúde, por meio do Programa de Residências Médicas e Multiprofissionais, de 197 para 249. Entre eles, os fisioterapeutas.
A fisioterapia é capaz de diagnosticar problemas relacionados aos movimentos e funções do corpo e tratá-los por meio de técnicas e exercícios específicos. Não se trata somente de um procedimento de tratamento de doenças, mas também de prevenção.
Kamila Pereira é fisioterapeuta e residente do Programa Saúde da Família pelo ICEPi desde março de 2022. Ela explica que os residentes possuem carga horária prática e teórica, assim, além de ficarem em campo, desenvolvendo a prática, há também encontros on-line com as tutoras e horários dedicados para atividades de autoaprendizagem. Em Aracruz, no Norte do Estado, Kamila Pereira atua em uma equipe de Atenção Primária à Saúde (APS).
“O trabalho multiprofissional é um dos principais instrumentos para a abordagem que compreende as dimensões biológica, psicológica e social dos usuários. Cada profissional pode colaborar ampliando o olhar para além da doença, passando a perceber os fatores pessoais e ambientais que influenciam no processo de saúde. Como fisioterapeuta, realizo atividades de atenção integral dos pacientes, por meio de ações de prevenção, promoção e reabilitação. O fisioterapeuta também pode atuar nas equipes na gestão, na organização e na condução de programas e projetos”, disse.
A profissional explica que, dentre as atividades realizadas no Programa, estão o atendimento domiciliar, o atendimento em grupo, a elaboração do diagnóstico situacional em conjunto com a equipe de saúde, a participação e elaboração de ações do Programa Saúde na Escola, o desenvolvimento de ações de promoção à saúde e a prevenção de agravos.
As residências multiprofissionais do ICEPi contam atualmente com 15 fisioterapeutas residentes que atuam nos programas de Saúde da Família e de Cuidados Paliativos em seis municípios capixabas: Aracruz, Cariacica, Jerônimo Monteiro, Serra, Vila Velha e Vitória. Para ter acesso aos serviços, a população interessada deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. As vias de acesso são por agendamento, encaminhamento e levantamento de demandas pelas agentes comunitárias de saúde.
Programas de Residências
O programa de Residências Médicas e Multiprofissionais faz parte do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS) e teve início em março de 2020. O objetivo é formar profissionais de saúde especialistas de maneira descentralizada, garantindo a todas as regiões do Espírito Santo uma formação profissional de qualidade e metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem, possibilitando a fixação de profissionais fora da Região Metropolitana.
Os programas de residência são oferecidos em modalidades de ensino de pós-graduação e são destinados para as seguintes especialidades:
Residências Médicas:
- Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade
- Residência Médica em Psiquiatria
- Residência Médica em Acupuntura
- Residência Médica em Pediatria
- Residência Médica em Clínica Médica
- Residência Médica em Medicina Intensiva
- Residência Médica em Neurocirurgia
Residências Multiprofissionais:
- Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva
- Residência Multiprofissional em Saúde da Família
- Residência Multiprofissional em Saúde Mental
- Residência Multiprofissional em Cuidados Paliativos
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Gabriel Torobay / Mayra Scarpi / Mariela Pitanga
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br
Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Norte de Saúde
Anna Carolina Otoni