Instituição da Comissão Própria de Avaliação do ICEPi já é realidade e visa melhoria da qualidade educacional

16/12/2024 12h48

O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) constituiu a Comissão Própria de Avaliação (CPA). O funcionamento da CPA terá início após a nomeação dos membros e integrará a estrutura administrativa do Instituto. O regimento foi publicado no Diário Oficial do Espírito Santo em novembro.

A estruturação de CPAs em instituições de Ensino Superior, o que inclui escolas de governo, está prevista no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), pela Lei 1.0861/2004, que tem como objetivo a melhoria da qualidade da educação superior no Brasil. A CPA/ICEPi compõe o SINAES e também o Sistema de Avaliação do Conselho Estadual de Educação (CEE).

Para a criação da CPA, um Grupo de Trabalho (GT) em avaliação desenvolveu e testou instrumentos de aplicação de avaliações para os cursos, discentes e egressos formados pelo ICEPi. Esses instrumentos analisam o conteúdo aprendido, o material didático utilizado, a comunicação com a instituição, a produção científica e tecnológica e, para os egressos, como está a aplicabilidade da pós-graduação no ambiente de trabalho.

“Nessas avaliações dos egressos, são checados os impactos que a formação do ICEPi gera no trabalho do estudante formado, como está a inserção dele profissionalmente e a interação no ambiente de trabalho. Essas são algumas nuances que esses instrumentos tentam captar, além de dar mais segurança para a atuação profissional”, explicou a coordenadora de Educação a Distância do ICEPi e integrante do GT de Avaliação, Joelma De Riz.

A Comissão, além de aplicar as avaliações dos cursos, faz a confecção de relatórios a partir dos resultados encontrados. Com isso, são gerados relatórios que cumprirão papel de instrumento para a gestão do ICEPi. “A CPA é um instrumento para a gestão e qualificação dos nossos processos de trabalho. Ao fazer essa coleta de dados, a gente entrega para a Gerência de Ensino um norte. O relatório serve para direcionar os nossos esforços como instituição, de como vamos trabalhar, quais resultados precisamos melhorar e quais comemorar”, disse a coordenadora. 

Funcionamento efetivo

Para iniciar o funcionamento efetivo, a CPA será constituída por 12 membros titulares. As regras para a nomeação e o mandato foram definidas em portaria da Direção ICEPi. Após a eleição dos membros, a CPA será gerenciada pelo setor pedagógico do ICEPi.

A comissão será composta por:

  • Dois representantes de instituições externas vinculadas à educação em Saúde;
  • Dois representantes da gestão do ensino do ICEPi;
  • Dois representantes do corpo docente dos cursos de pós-graduação lato sensu do ICEPi;
  • Dois representantes do corpo técnico-administrativo do ICEPi;
  • Dois representantes de alunos e/ou egressos dos cursos de pós-graduação lato sensu do ICEPi;
  • Dois representantes da sociedade civil organizada, idealmente, membro do Conselho Estadual de Saúde

 

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br  

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Norte de Saúde
Luiza Marcondes
luizamarcondes@saude.es.gov.br