Profissionais concluem curso de Capacitação em Gestão do Acesso para fortalecer atuação nos hospitais

Neste mês de setembro, profissionais do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) concluíram o curso de Capacitação em Fundamentos da Gestão do Acesso. Ao todo, 49 integrantes do Núcleo Internos de Regulação (NIR) e do Escritório de Gestão de Altas (EGA) participaram da formação, que tem como objetivo qualificar as práticas de gestão do acesso e do cuidado nos serviços de saúde.
O encerramento ocorreu nessa terça-feira (16) e contou com a presença do diretor-geral do ICEPi, Erico Sangiorgio; do gerente de Inovação, Ricardo Costa; e da coordenadora dos projetos NIR e do EGA, Karla Orsi. O evento teve ainda uma aula sobre Gestão e Monitoramento de Indicadores ministrada por membros do Programa de Gestão do Acesso e da Qualidade da Assistência nas Redes de Atenção à Saúde (PGAQ), que engloba os projetos.
“Alcançar a eficiência é um trabalho em equipe e é importante termos indicadores e metas para sabermos para onde estamos indo. Com profissionais qualificados, vamos avançar ainda mais na gestão do acesso aos leitos hospitalares e dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para transformar serviços e territórios", destacou o diretor-geral do Instituto, Erico Sangiorgio.
O gerente de Inovação, Ricardo Costa, reforçou que o resultado dos projetos que compõem o PGAQ é muito importante para o SUS. “É um programa que impacta positivamente o acesso dos pacientes aos serviços hospitalares e os nossos profissionais ainda compartilham as metodologias utilizadas para outros”, completou o gerente.
Já Karla Orsi lembrou que os dados são a melhor ferramenta de gestão. “Refletir sobre as nossas práticas também é inovar. Assim, o curso teve o objetivo de capacitar as pessoas para fazermos uma saúde pública ainda melhor”, disse a coordenadora do NIR e do EGA.
Conheça o curso
Com carga horária total de 108 horas e duração de maio a setembro deste ano, a formação proporcionou uma visão abrangente dos conceitos, metodologias e práticas essenciais para o funcionamento eficiente do NIR e do EGA, fundamentais para otimizar o fluxo de pacientes, garantir a utilização adequada dos recursos assistenciais e promover a alta segura.
As unidades educacionais abordaram temas, como os desafios e as estratégias na regulação e na desospitalização; gestão de fluxos e desospitalização segura e ferramentas de gestão para o trabalho em saúde. “Esse curso nos proporcionou a reflexão das nossas ações e como podemos melhorar. Foi muito enriquecedor”, explicou a médica Mariana Nogueira, que atua na Unidade Integrada de Jerônimo Monteiro (UIJM) pelo ICEPi.
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br