Profissionais do SUS e SUAS concluem curso sobre intersetorialidade no enfrentamento à tuberculose

18/07/2024 13h29

A necessidade e o desafio da integração entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) motivaram a realização do Curso de Capacitação em Intersetorialidade no Tratamento da Tuberculose para 28 profissionais. O evento, que marcou a conclusão das atividades, aconteceu de forma remota nessa segunda-feira (15), organizado pelo Observatório de Tuberculose no Espírito Santo (Observa TB).

A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), em parceria com o Laboratório de Epidemiologia da Universidade Federal do Espírito Santo (LabEPI/Ufes). O projeto faz parte do Programa de Qualificação das Redes de Vigilância em Saúde (PQRVS).

No encerramento, os profissionais compartilharam os projetos de intervenção pensados para os municípios em que atuam e puderam trocar experiências. Alguns temas foram a proteção social e a integração entre o SUS e o SUAS; o tratamento da doença em Unidade Prisional Feminina; a prevenção da tuberculose; e o acompanhamento multidisciplinar para a redução da interrupção do tratamento.

A expectativa é de que os profissionais possam colaborar na construção de fluxograma em nível municipal para o atendimento dos pacientes, visando à integração entre os sistemas únicos de Saúde e Assistência Social.

A gerente de Ensino do ICEPi, Carolina Perez, participou do evento e explicou que essa foi uma capacitação importante para o Estado, já que integrou secretarias e ações para a compreensão e elaboração de ações práticas para lidar com os fatores de risco para a doença. “A interprofissionalidade valoriza o direito à saúde e à assistência às pessoas. Esse curso foi uma construção coletiva, pensado com o viés da educação permanente para profissionais que diariamente atuam no enfrentamento à tuberculose”, disse.

A coordenadora do Observa TB, Carolina Sales, detalhou que o curso teve duração de 120 horas e resultou em trabalhos que podem ser aplicados no cotidiano dos serviços. “O curso foi concluído, mas os profissionais seguirão participando de agendas voltadas para a construção de políticas públicas e compartilhando boas práticas realizadas nos territórios de atuação”, completou.

Também participaram a coordenadora da área temática Formação e Qualificação Profissional do PQRVS, Maria Cirlene Caser; a coordenadora do curso, Anne Caroline Barbosa; e a assistente social e professora da Ufes, Adriana Ilha.

A importância do SUS para o cuidado
O evento ainda contou com a palestra “A importância do SUS para o cuidado da pessoa com tuberculose: a visão da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA)”, com a representante do Ministério da Saúde, Tiemi Arakawa.

“A tuberculose é a segunda doença infecciosa que mais mata no mundo e o Brasil está na lista dos 30 países com o maior número de casos, concentrando um terço de todos os casos da região das Américas. Mas nosso País está comprometido com metas de eliminação da tuberculose como um problema de saúde pública”, frisou Tiemi Arakawa.

Ela lembrou que são necessárias intervenções, como a ampliação da proteção social, o fortalecimento do sistema de saúde e a incorporação e disponibilização de novas tecnologias. “O Brasil avança com iniciativas arrojadas para uma resposta multisetorial no enfrentamento da doença”, ressaltou.

Caroline Pignaton / Mayra Scarpi