Projeto Consultório na Rua participa da Semana Estadual de Políticas sobre Drogas

01/07/2024 13h49 - Atualizado em 01/07/2024 13h54

Na última semana, o Governo do Estado, por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Sesd) e do Conselho Estadual sobre Drogas (Coesad), realizou a terceira edição da Semana Estadual de Políticas sobre Drogas. O evento aconteceu no Auditório do Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória, e contou com a participação de profissionais que atuam no Consultório na Rua, projeto do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi).

Na manhã de quarta-feira (26), o psicólogo sanitarista e consultor do projeto, Marcelo Pedra, apresentou a atuação do Consultório na palestra “Atenção integral e intersetorial ao usuário de drogas em situação de rua”. Pedra também é docente no Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Primária e no mestrado profissional de Políticas Públicas em Saúde, ambos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Os profissionais fazem o Aperfeiçoamento em Atenção Primária à Saúde (APS) com ênfase em Consultório na Rua, promovido pelo Provimento e Fixação de Profissionais, que integra o Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS). Para Pedra, um dos diferenciais é a ida das docentes-assistenciais ao território de atuação das equipes, o que contribui para que o modelo implantado pelo ICEPi seja referência para outros estados.

“Atuar, cuidar e proteger é multiplicar possibilidades, é incidir também na cultura do território. Nosso trabalho precisa conectar os múltiplos setores das vidas das pessoas e da sociedade, pois são problemas complexos que exigem respostas complexas”, disse Marcelo Pedra.

Segundo o pesquisador, o acolhimento das pessoas em situação de rua deve ser uma janela de oportunidades, sem demora e sem burocracia. “Precisamos facilitar que o indivíduo apresente sua demanda, não condicionando a oferta de cuidados e nem fazendo juízo de valor. Outro fator importante é acolher o familiar daquela pessoa em seu sofrimento”, enfatizou.

O evento

Com o tema “Política sobre Drogas: uma agenda intersetorial”, o seminário apresentou e debateu ações nos campos de prevenção, cuidado e tratamento, pesquisas e estudos, além da reinserção social. A programação contou com palestras, mesas-redondas, mostra de práticas, apresentações culturais, divulgação de trabalhos e premiações. O objetivo foi contribuir com o enriquecimento e a ampliação do debate acerca de temas pertinentes à política sobre drogas.

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Caroline Pignaton / Mayra Scarpi

icepi.comunicacao@saude.es.gov.br