Projeto desenvolve pesquisa visando ampliar a segurança dos pacientes em hospitais estaduais

31/07/2024 08h45

Promover a cultura da segurança hospitalar do paciente na rede própria de saúde do Estado tem motivado o desenvolvimento de ações em todos os setores dos hospitais. Uma dessas ações foi a realização da pesquisa de cultura de segurança do paciente e avaliação de documentos, coordenada pelo Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), que teve seus resultados apresentados no último dia 19, no auditório do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi). O projeto é desenvolvido pela Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do ICEPi, e está presente em cinco hospitais estaduais e no Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes).

Em cada hospital foi realizada um diagnóstico sobre a construção, disponibilização, padronização e utilização de documentos como manuais, protocolos, instruções de trabalho, fluxos e formulários. Foi utilizada a metodologia de checklist para geração de dados baseado em leis e regulamentações. A iniciativa busca a melhoria contínua dos processos tanto na assistência direta aos pacientes quanto na gestão documentada e padronizada da unidade, e a qualificação da informação.

A coordenadora do projeto, Luciene dos Santos Rocha, explica que o compartilhamento das atividades entre os hospitais proporciona um aprendizado coletivo. “As boas práticas podem ser adaptadas e aplicadas em outras unidades, assim o NQSP avança no seu principal intuito, que é engajar todos os setores e profissionais na promoção da qualidade e segurança do paciente”, disse. Além disso, a pesquisa demonstrou a integração com demais projetos do o ICEPi, como o Núcleo Interno de Regulação (NIR) e o Escritório de Gestão de Altas (EGA).

Pesquisa da Cultura de Segurança do paciente

Uma das atividades foi a realização da pesquisa que permitiu a elaboração do diagnóstico de cada hospital, pontuando dimensões como o local de trabalho, trabalho em equipe, comunicação intersetorial, notificação de incidentes relacionados à segurança do paciente e outros temas.

Realizado entre junho e julho deste ano, os resultados norteiam a equipe, já que direcionam os pontos que devem ser tratados com prioridade. O material vai subsidiar a criação, por parte dos membros do NQSP, de planos de ação para avançar com as melhorias sistêmicas das instituições.

O questionário respondido de forma anônima foi construído com base na Agência de Pesquisa e Qualidade em Saúde (AHRQ), que tem sede nos Estados Unidos e é referência internacional na produção de evidências para auxiliar na promoção de cuidados em saúde mais seguros, acessíveis, sustentáveis e de qualidade.

Treinamento sobre notificação de incidentes


À tarde, os profissionais que fazem parte do projeto passaram por um treinamento sobre a importância da notificação de incidentes, que têm a finalidade de identificar, monitorar e comunicar eventos adversos e incidentes relacionados à assistência à saúde. Esse processo de notificação e monitoramento busca:
• Alertar sobre riscos à saúde;
• Facilitar a implementação de medidas preventivas e corretivas;
• Mudar a cultura da instituição;
• Contribuir para o controle e prevenção de doenças e agravos;
• Promover a segurança e o bem-estar dos pacientes e profissionais;
• Aprimorar a gestão de riscos na saúde.

Conheça o NQSP

O Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) é um projeto desenvolvido pelo Programa de Gestão do Acesso e da Qualidade da Assistência nas Redes de Atenção à Saúde (PGAQ) para aprimorar os serviços dos hospitais estaduais por meio da implementação da gestão de processos, riscos e ocorrências, possibilitando o monitoramento, controle e melhoria das atividades.

O NQSP está presente nos seguintes hospitais estaduais:
• Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG) - Vitória
• Hospital e Maternidade Silvio Avidos (HMSA) - Colatina
• Hospital Roberto Arnizaut Silvares (HRAS) - São Mateus
• Hospital São José do Calçado (HSJC) - São José do Calçado
• Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC) - Cariacica
• Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (CREFES) - Vila Velha

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br