Regional Central de Saúde realiza ação de conscientização sobre acidentes por animais peçonhentos

25/09/2025 10h56 - Atualizado em 25/09/2025 10h59

A Superintendência Regional de Saúde de Colatina (SRSC) realizou, nesta quarta-feira (24), uma ação educativa sobre acidentes por animais peçonhentos. A iniciativa foi organizada pela equipe de Vigilância Ambiental, em parceria com os residentes em Saúde Coletiva do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi).

A atividade integra a Semana Estadual de Conscientização sobre Acidentes por Animais Peçonhentos, que mobilizou diversos municípios capixabas ao longo da última semana. A exposição aconteceu no Centro Regional de Especialidades (CRE) de Colatina e contou com a apresentação de diferentes espécies, além da distribuição de materiais informativos. O objetivo foi orientar a população sobre os riscos, as medidas de prevenção e a conduta correta em casos de acidentes com os animais peçonhentos.

“É uma pauta de saúde pública que merece muita atenção. Só na Região Central já tivemos mais de 1.700 registros de acidentes neste ano, a maioria envolvendo escorpiões. Por isso, ações como essa são fundamentais para sensibilizar a população sobre a prevenção e a importância de procurar atendimento médico imediato em caso de acidente”, destacou o superintendente da Regional Central de Saúde, Vaninho Mendes.

A chefe do Núcleo de Vigilância em Saúde da Regional, Laís Silvestri, reforçou que a iniciativa aproxima a população do tema e contribui para reduzir riscos. “Estamos trazendo informação de forma simples e acessível. Além da exposição, orientamos sobre medidas práticas que podem ser adotadas no dia a dia para evitar acidentes. Prevenir é sempre o melhor caminho”, afirmou.

Exposição para todas as idades

Quem visitou a exposição elogiou a oportunidade de aprender mais sobre o tema. “Minha neta já viu escorpião onde ela mora, mas graças a Deus não aconteceu nada. Adorei as informações e peguei o panfleto com mais detalhes e número de contato também”, contou Inês Lorenzoni, moradora do bairro Aparecida, em Colatina.

Para Valéria Campos, mãe do Vicente, a ação foi muito esclarecedora. “Exposição maravilhosa, com explicação excelente. É importante que a gente saiba os números e difunda as informações”, disse.

Já Lucimar Polonini, pai do pequeno Matheus, destacou a importância de ampliar esse tipo de conscientização. “Com o crescimento das cidades e a construção de novos bairros, acabamos ocupando o espaço natural desses animais, o que aumenta o risco de acidentes. Por isso, é fundamental intensificar a divulgação, especialmente nas escolas", comentou.

Dados

De acordo com o Boletim nº 37/2025 de Monitoramento dos Acidentes por Animais Peçonhentos da Superintendência Regional de Colatina, o Espírito Santo registrou 6.169 casos neste ano. Somente na Região Central de Saúde, foram notificados 1.748 acidentes. A maior parte envolve escorpiões, com 1.385 ocorrências. Também foram registrados 120 casos com serpentes, 118 com abelhas, 96 com outros animais e 29 envolvendo aranhas.

Como prevenir acidentes com escorpiões:

- Acondicionar o lixo domiciliar em sacos bem fechados para evitar a presença de insetos que servem de alimento aos escorpiões;

- Manter jardins e quintais limpos, evitando o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo e materiais de construção;

- Utilizar calçados e luvas de couro em atividades de limpeza;

- Sacudir e examinar roupas, sapatos, toalhas, panos e roupas de cama antes de usar;

- Instalar soleiras em portas e janelas, telas em ralos e vedar frestas e buracos nas paredes;

- Afastar camas e berços das paredes e evitar que roupas de cama encostem no chão;

- Preservar os inimigos naturais dos escorpiões, como corujas, joão-bobos, lagartos e sapos.


Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
imprensa@saude.es.gov.br 

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação – Superintendência Regional Central de Saúde
Eduardo Candeias
carloscandeias@saude.es.gov.br