Residentes do ICEPi compartilham a experiência no atendimento aos pacientes

18/10/2021 18h42 - Atualizado em 19/10/2021 16h42

O cuidado com o outro é o que move os residentes dos Programas de Residência Médica em Psiquiatria, Acupuntura e Medicina de Família e Comunidade do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi). No Dia do Médico, comemorado nessa segunda-feira (18), eles compartilham a vivência e a rotina nos atendimentos aos pacientes.


A médica Daniella Machado, que veio de Minas Gerais para o Espírito Santo, é uma das residentes em Acupuntura e conta como o programa funciona. “São atendimentos nas especialidades básicas e na de Acupuntura, propriamente dita. Também temos aulas teóricas, que no momento, por conta da pandemia de Covid-19, têm sido on-line”, diz a profissional, que escolheu o Estado por causa da estrutura da saúde pública.


Atuando nos municípios de Vitória, Vila Velha e Cariacica, Daniella Machado destaca: “é de suma importância ofertar um serviço de qualidade com profissionais capacitados, formados nos possíveis serviços de atuação e em contato direto com as necessidades dos pacientes. É fundamental! O próprio serviço durante a residência já possibilita novos atendimentos”, relata.


“O edital caiu de paraquedas na minha mão, abracei a oportunidade e mudei totalmente minha vida apostando nessa residência. Mudei de estado e comecei uma nova vida aqui”, completa a médica.


Já a médica Grace Kelly Oliveira Lima, residente em Medicina de Família e Comunidade, em São Mateus, no norte do Estado, afirma que escolheu o programa por envolver o paciente, a família e a comunidade. Já a Medicina foi uma opção para exercer o amor ao próximo.


“Assim, estamos mais próximos da sua realidade e entendemos melhor as dores, angústias e alegrias. Dessa forma, podemos aliviar o sofrimento do nosso próximo. A nossa rotina na Unidade Básica de Saúde (UBS) é de atendimento em todas as faixas etárias. Porém, pessoas que não têm condição de ir aos locais são atendidas em casa”, explica.


O Programa de Residência Médica em Psiquiatria também tem atuação em Vitória, Vila Velha e Cariacica. “É a área da Medicina que mais me identifico, pois sempre gostei de estudar os transtornos mentais. A atuação é na Enfermaria e no Pronto Socorro do Hospital Estadual de Atenção Clínica (Heac), no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam) e nos Centros de Assistência Psicossocial (Caps) Infantil e Álcool e Drogas. Os atendimentos são muito gratificantes”, pontua a médica residente Ândora da Silva Braga.

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Gabriel Torobay / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br