Residentes do ICEPi participam de passeio com usuários do Caps de Cachoeiro de Itapemirim em parceria com o ICMBio

26/05/2025 09h18

Sorrisos largos, olhos brilhando e muito entusiasmo marcaram o passeio terapêutico na Floresta Nacional de Pacotuba, promovido pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II de Cachoeiro de Itapemirim, na última quinta-feira (15). A atividade reuniu 30 usuários do Caps e contou com a participação de residentes do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), que atuam na unidade, e de representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Mais do que um momento de lazer, o passeio teve como objetivos estimular a autonomia dos usuários, fortalecer os vínculos com os espaços públicos e promover a socialização, pilares fundamentais do processo de reabilitação psicossocial. A programação foi cuidadosamente planejada e incluiu um tour guiado com observação da fauna e da flora, paradas para fotos, oficina terapêutica de expressão criativa, piquenique coletivo, além de momentos de acolhimento e escuta qualificada.

“Nossa intenção é transformar essa ação em uma prática contínua, visando fomentar a reinserção social e a ocupação dos espaços culturais por pessoas historicamente excluídas. A cada nova saída, criamos oportunidades para que os usuários se reconectem com a cidade, com a natureza e com suas próprias potencialidades”, afirmou a enfermeira e residente em Saúde Mental Rejane dos Santos, que idealizou a aventura.

A enfermeira e referência técnica do Caps II, Angelina Rosa Gonçalves, também participou do passeio e reforçou a importância da iniciativa. “Levar o cuidado para além dos muros do serviço de saúde é essencial. Quando os usuários se percebem capazes de ocupar espaços públicos, conviver com o outro e explorar novos ambientes, estamos, de fato, promovendo saúde mental com dignidade e inclusão”, destacou.

Tatiana Vascouto é uma das usuárias do Caps II que participou do passeio e compartilhou sua experiência de transformação por meio do serviço de saúde. “Minha vida tomou um novo rumo desde que comecei o tratamento. Aqui, me sinto respeitada, compreendida e cuidada. E não falo apenas das médicas, mas de todas as pessoas que fazem parte disso tudo. Eles cuidam da gente”, pontuou.

Sobre o Caps II de Cachoeiro de Itapemirim
Localizado na Rua João Fiório, no bairro Marbrasa, em Cachoeiro de Itapemirim, o Caps II é um serviço essencial no cuidado de pessoas com transtornos mentais graves e persistentes. Atua como equipamento territorial de atenção psicossocial, voltado à assistência, prevenção e promoção da saúde mental, em articulação com a rede de atenção à saúde.

Além de atender à população de Cachoeiro de Itapemirim, o serviço também é referência para os 25 municípios que compõem a Região Sul de Saúde. Funciona em regime de porta aberta, ou seja, qualquer pessoa pode procurar atendimento diretamente na unidade. Ao chegar, o paciente é acolhido por uma equipe técnica, que avalia sua situação e define se haverá acompanhamento contínuo pelo serviço. Caso não haja essa necessidade, ele é orientado e encaminhado para uma Unidade Básica de Saúde ou outro ponto da rede comunitária.

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br 

Assessoria de Comunicação - Superintendência da Regional Sul de Saúde
Greice Kelly Ferreira
greicesantos@saude.es.gov.br