Residentes do ICEPi realizam II Café Paliativo para moradores de Jerônimo Monteiro
Interagir com a comunidade e conscientizar sobre a importância da prevenção em saúde foram os principais objetivos do II Café Paliativo Integrativo da Unidade Integrada Jerônimo Monteiro (UIJM). Os residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Paliativos do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) desenvolveram uma série de ações com os moradores do município.
O evento foi realizado entre os dias 16 e 22 de outubro. Na ocasião, foram ofertados serviços como aferição de pressão arterial e glicemia, apresentação do trabalho realizado pelos bolsistas e esclarecimentos dos cuidados paliativos.
A preceptora do ICEPi, Marina Junger, explicou a importância do momento com a população. “É uma forma de os moradores saberem o que a residência faz e até entender o que é cuidado paliativo, como funciona e como ter acesso ao serviço”, disse.
Apresentação dos residentes no município
Os residentes do ICEPi iniciaram as ações no município de Jerônimo Monteiro no sábado (16), com uma ação em frente ao UIJM. Já na segunda-feira (18), foi a vez da Comunidade da Rancharia receber os profissionais, que ainda realizaram uma atividade com alunos dos cursos de Enfermagem e Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (Fafia).
Os profissionais da UIJM também receberam uma apresentação dos residentes, na terça-feira (19) e na sexta-feira (22). O evento também contemplou a Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Clara.
Atendimento à população
Na Unidade Integrada Jerônimo Monteiro (UIJM), os residentes em Cuidados Paliativos atendem os pacientes internados com indicação para cuidados paliativos, fazem conferência familiar com o médico assistente, realizam ações de educação em cuidados paliativos com as equipes hospitalares e participam de reuniões diárias.
O atendimento também é feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, onde promovem ações de educação à população e equipes de saúde, realizam visitas domiciliares para pacientes em cuidados paliativos, promovem rodas de conversa e atendimento aos cuidadores.
Os residentes também atuam na Casa de Amparo, onde atendem os idosos institucionalizados e promovem diversas ações de educação e humanização, como o prontuário afetivo, festa junina, aniversariantes do mês, além de campanhas como “Natal Solidário”, de arrecadação de alimentos, e “Adote um Idoso”.
A Residência em Cuidados Paliativos conta com 12 bolsistas na UIJM, nas Unidades de Saúde do Município de Jerônimo Monteiro e na Casa de Amparo aos Idosos Maria Bossois Lannes, na mesma cidade.
Outros 18 residentes atuam no Hospital Estadual de Atenção Clínica (Heac) e na Unidade Básica de Saúde de Santa Fé, no município de Cariacica. Mais 17 residentes estão no Hospital Estadual Dório Silva (HEDS), na Unidade Regional de Saúde de Boa Vista, na Serra; e no Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (Crai), em Vitória.
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Gabriel Torobay / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br