Sesa participa do lançamento do 15⁰ Congresso Internacional da Rede Unida

23/10/2021 15h00 - Atualizado em 26/10/2021 12h45

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, participou do lançamento do 15⁰ Congresso Internacional da Rede Unida, no último sábado (23). Fernandes é o presidente do evento, que acontecerá em Vitória entre os dias 16 e 19 de junho de 2022.

"Teremos um debate do que pode ser o Sistema Único de Saúde (SUS) nos próximos anos. Precisamos fortalecer a soberania do nosso país e entendemos que o SUS é uma das características civilizatórias mais avançadas daquilo que conquistamos na Constituinte", disse o secretário.

A abertura do evento on-line foi feita pelo coordenador da Rede Unida, Túlio Franco, que afirmou estar com muita energia e força para construir o Congresso. "O Espírito Santo é referência no enfrentamento à pandemia de Covid-19 e para nós é uma honra ter o secretário como presidente do Congresso. O evento será híbrido, mas o mais presencial possível. Estamos otimistas e esperançosos", contou.

Quem também participou do evento foi o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto. "A Rede Unida tem sido parte do enfrentamento à pandemia e continuamos na luta em defesa ao SUS. Amanhã será outro dia e nós já estamos construindo esse novo dia", destacou.

O lançamento do Congresso fez parte da programação do evento "Resistências do Sul: em defesa das vidas, da democracia e do SUS", organizado pela Rede Unida entre os dias 22 e 23 de outubro. A programação também contou com palestras, rodas de conversa e távolas.

Ensino em serviço como diferencial

O Congresso faz parte das ações que apoiam as Residências Médicas e Multiprofissionais do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), que tem como objetivo a formação de profissionais de saúde especialistas de forma descentralizada, com metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem e possibilitando a fixação de profissionais fora da Região Metropolitana.

Atualmente o programa conta com 291 residentes atuando em nove municípios do Espírito Santo. O grande diferencial da residência é a formação dos profissionais com 80% da carga horária realizada de forma prática e com o conhecimento dos diferentes cenários da rede de saúde, sendo os 20% restantes da carga horária destinados à abordagem de temas como a competência do cuidado, da gestão, da investigação e da educação em saúde.
Os Programas de Residência são para as seguintes especialidades:

Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade
Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva
Residência Multiprofissional em Saúde da Família
Residência Multiprofissional em Saúde Mental
Residência Multiprofissional em Cuidados Paliativos
Residência Médica em Psiquiatria
Residência Médica em Acupuntura
Residência Médica em Pediatria

Para saber mais sobre o Programa, acesse https://icepi.es.gov.br/programa-residencias-medicas-multiprofissionais 

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Gabriel Torobay / Mayra Scarpi

icepi.comunicacao@saude.es.gov.br