‘Voz da Vigilância’: Residência Multiprofissional lança programa de educação em saúde em rádio de Jerônimo Monteiro

02/05/2025 12h19

Desde o início de abril, a população de Jerônimo Monteiro conta com um novo canal de informação sobre saúde pública. Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, os residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, com ênfase em Vigilância em Saúde, do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), estrearam o programa “Voz da Vigilância”, que vai ao ar todas às quintas-feiras, das 10h às 10h30, na Rádio Vida FM.

O projeto surgiu durante uma reunião de planejamento com a equipe de Vigilância Ambiental do município, que buscava formas de ampliar as ações de educação em saúde para além da Unidade Básica de Saúde. Como a rádio já era um meio utilizado pela Secretaria para divulgar informações à comunidade, surgiu a ideia de criar um programa fixo.

O primeiro episódio abordou a Esporotricose, doença causada por um fungo que pode afetar humanos e animais, sendo um problema crescente na região. Já o segundo programa trouxe orientações sobre Tuberculose, com foco na importância do diagnóstico precoce e adesão ao tratamento.

Com o lema “Informar para Prevenir”, o programa busca conscientizar a população sobre temas essenciais da saúde pública e da vigilância em saúde. Para acompanhar, sintonize na Rádio Vida FM. Participam da iniciativa, os residentes Joana Bazani Gonçalves da Silva, Sabrina Alves dos Santos, Deivid Acauã Nascimento Moraes, Giselly Mardegan dos Santos, Giulia Gardingo Salles, Gabriel Borges Costa Alvarenga, Isaac Calhau Resende de Oliveira Durco e Radyjia de Lima Pinto.

A proposta tem repercutido de forma positiva entre os ouvintes, como conta Leandro Nunes Guerra, ouvinte da rádio, que elogiou a iniciativa. “Já atuei na área da saúde e, mesmo estando em outro setor atualmente, continuo muito ligado ao tema. Achei o programa excelente, trata os assuntos com muita clareza e traz informações valiosas. Não acho a ideia apenas relevante, acho fundamental para o município. Tenho levado o que aprendi no programa para o meu ambiente de trabalho, compartilhado com colegas e já estou na expectativa pelos próximos episódios”, disse Guerra.

Quem também comemora os frutos do projeto é Luana Salucci, que fez parte da primeira turma da residência do ICEPi, em 2020, e hoje é supervisora de residentes. “Foi uma experiência transformadora que contribuiu com meu crescimento profissional e pessoal. É muito bom olhar para trás e perceber o quanto cresci ao longo do programa. E é ainda mais gratificante acompanhar o desenvolvimento dos residentes que hoje supervisiono”, ressaltou.

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Caroline Pignaton / Mayra Scarpi

icepi.comunicacao@saude.es.gov.br 

Assessoria de Comunicação - Superintendência da Regional Sul de Saúde

Greice Kelly Ferreira

greicesantos@saude.es.gov.br