NÚCLEO DA QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE (NQSP)

O Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) é um fundamental para garantir a excelência no cuidado aos pacientes dentro das instituições de saúde da rede própria estadual. O NQSP é responsável por implementar, monitorar e melhorar continuamente as práticas de segurança e qualidade, garantindo que os pacientes recebam um atendimento seguro e de qualidade.
As principais atividades desenvolvidas são: |
Desenvolvimento e implementação de protocolos de segurança:
O NQSP auxilia na elaboração e implementação dos chamados protocolos básicos para a segurança do paciente, preconizados pelo Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), do Ministério da Saúde. São protocolos específicos, como a identificação do paciente, higienização das mãos, prevenção de lesão por pressão e quedas, segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos e cirurgia segura. Estes protocolos são essenciais para padronizar práticas e reduzir riscos.
Capacitação de profissionais:
Capacitar continuamente os profissionais de saúde é uma prioridade e o projeto organiza treinamentos e eventos relacionado com os temas ferramentas da qualidade, mapeamento de processos, gerenciamento de riscos, boas práticas clínicas, notificação e análise de Incidentes, indicadores e análise crítica, entre outros, promovendo uma cultura de segurança e qualidade em toda a instituição.
Monitoramento e avaliação de indicadores:
O NQSP define e monitora indicadores-chave de desempenho relacionados à segurança do paciente, como a adesão aos protocolos de segurança. Essa avaliação contínua permite identificar áreas de melhoria e implementar ações eficazes.
Revisões internas:
Realizar revisões internas é crucial para garantir que as boas práticas sejam seguidas corretamente. Ajudam a identificar falhas e áreas que necessitam de ajustes, permitindo a implementação de ações corretivas e preventivas.
Promoção da Cultura de Segurança:
O projeto atua para promover uma cultura de segurança entre todos os membros da instituição, incentivando a comunicação aberta. Anualmente é aplicado nas instituições a Pesquisa de Cultura de Segurança, que é uma avaliação que mede as percepções e atitudes dos profissionais em relação à segurança no ambiente de trabalho. O objetivo é identificar áreas que precisam de melhorias, promover um ambiente de trabalho seguro e incentivar práticas que previnam erros e incidentes, garantindo assim a qualidade e a segurança do atendimento ao paciente. Isso é fundamental para criar um ambiente onde a segurança do paciente é uma prioridade compartilhada por todos.
Gestão das comissões:
O projeto também apoia a direção técnica dos hospitais e desempenha um papel fundamental no fortalecimento das comissões obrigatórias pertinente ao perfil das instituições, como a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Comissão de Ética Médica e de Enfermagem, entre outras. Assim, assegura que cada uma cumpra suas responsabilidades de maneira eficaz e alinhada com as melhores práticas, monitorando a performance de resultados de cada comissão por meio de atas de reuniões, atos de nomeação, indicadores de desempenho e plano de ação.
Gestão de Documentos:
O NQSP é responsável por gerenciar toda a documentação relacionada à qualidade e segurança do paciente nos hospitais. Isso inclui a elaboração, revisão e atualização de manuais, políticas, procedimentos e formulários. A gestão eficiente desses documentos garante que as práticas e protocolos estejam sempre atualizados e acessíveis a todos os profissionais de saúde, contribuindo para a padronização e a melhoria contínua dos processos.
Notificação de Ocorrências:
O NQSP busca, por meio de um fluxo próprio, garantir a notificação e tratativa eficiente de ocorrências. Este processo envolve a identificação, registro e análise de incidentes e não conformidades, visando aprimorar continuamente a segurança do paciente. Através de um sistema estruturado de notificação, o projeto assegura que todas as ocorrências sejam devidamente documentadas e investigadas, permitindo a implementação de medidas corretivas e preventivas. Este fluxo próprio não só promove a transparência e a comunicação aberta entre as equipes de saúde, como também fortalece a cultura de segurança dentro da instituição.
Envolvimento do paciente e da família:
Envolver pacientes e familiares no processo de cuidado é vital. O NQSP fornece informações objetivas e acessíveis sobre práticas de segurança e qualidade e incentiva o fortalecimento do vinculo dos profissionais com o paciente e familiares, incluindo-os na educação sobre sua participação no cuidado, assegurando que a voz do paciente seja ouvida, o que gera uma colaboração efetiva e significativa.
O NQSP não só melhora diretamente o cuidado aos pacientes, mas também eleva os padrões de excelência das instituições de saúde da rede própria para que todas as práticas sejam baseadas em evidências e continuamente aprimoradas, garantindo a segurança e a satisfação dos pacientes e de seus familiares.
O NQSP ESTÁ NOS SEGUINTES LOCAIS: |
• Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG) - Vitória
• Hospital e Maternidade Silvio Ávidos (HMSA) - Colatina
• Hospital Roberto Arnizaut Silvares (HRAS) - São Mateus
• Hospital São José do Calçado (HSJC) - São José do Calçado
• Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC) - Cariacica
• Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (CREFES) - Vila Velha