Programa de Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas à Saúde (PROTICSUS)


O Projeto de Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas à Saúde (ProticSUS) desenvolve e implanta soluções em tecnologia da informação e comunicação para dar suporte à gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no Espírito Santo.

As áreas temáticas atuam de forma integrada e colaborativa, objetivando:

  • Monitorar e avaliar soluções e a utilização da tecnologia de informação e comunicação nas ações e serviços de saúde;
  • Implantar ferramentas para a gestão da saúde, contribuindo para gerar indicadores utilizados na tomada de decisão das autoridades sanitárias;
  • Elaboração de diretrizes, protocolos e fluxos no que diz respeito à tecnologia de informação e comunicação para o Sistema Estadual de Saúde.

ÁREAS TEMÁTICAS

♦ Sistemas e Gestão da Informação da Atenção Especializada, da Regulação do Acesso, Gestão Hospitalar e Assistência Farmacêutica:

Identifica e mapeia as necessidades para propor e implementar soluções tecnológicas, promove capacitações para utilização dos diversos sistemas, além de atuar na otimização e melhoria dos processos nos projetos que contemplam os Sistemas e Gestão da Informação da Atenção Especializada, da Regulação do Acesso, da Gestão Hospitalar e da Assistência Farmacêutica.

♦ Redes e Telecom, Infraestrutura e Segurança da Informação

Monitora a infraestrutura de tecnologia da informação, definindo as necessidades de recursos tecnológicos e auxiliando no controle, na administração e na segurança dos ambientes computacionais. Identifica oportunidades de aplicação de recursos e soluções examinando os níveis de serviços, sistemas, banco de dados e redes, compatibilizando o planejamento de atividades, projetos e operações de serviços, garantindo a segurança da informação do ICEPi e da Sesa. 


♦ Metodologias DevOps e Arquitetura

Tem a função de apoiar e dar sustentação às demais áreas, provendo o ambiente e a tecnologia necessária para implantação de sistemas, banco de dados, análise de dados, e automatização de tarefas, preocupando-se com a otimização de recursos e padrões de segurança. A área também aprimora sistemas já implantados e pesquisa novos sistemas que possam colaborar na melhoria de processos e novas maneiras de realizar determinadas tarefas para otimizar tempo e custos.

♦ Sistemas de Gestão e Tecnologia Educacional

Busca institucionalizar plataformas e ferramentas acadêmicas usando metodologias construtivistas e inovadoras para estimular o aprendizado e a formação dos profissionais do SUS, bem como apoiar na construção, estruturação, automatização e normatização dos fluxos de processos educacionais e gestão do trabalho, além de contribuir para o desenvolvimento de jogos educacionais em saúde, atendendo ao Programa Saúde na Escola do Ministério  da Saúde.

SAIBA MAIS


♦ Sistemas de Informação em Gestão de Conteúdo 

Facilita o acesso às plataformas e facilita a comunicação entre a população e a Sesa, mediante uma infraestrutura digital moderna, composta por sistemas de informação intuitivos. O objetivo é assegurar agilidade nos serviços e automação eficiente dos processos internos, visando oferecer soluções tecnológicas que beneficiem toda a sociedade.

As principais soluções implantadas são:

• AltaPRO 

Sistema para auxiliar o Escritório de Gestão de Alta (EGA) no cadastramento de pendências de alta e monitoramento pós-alta do paciente, contribuindo para a alta segura.

• Integra Saúde Capixaba 

Plataforma pioneira de integração e qualificação de dados de saúde em nível estadual, na qual o cidadão poderá acompanhar e monitorar seu próprio histórico de saúde no SUS capixaba


♦ Sistema Legados

Mapeia e elabora o portfólio dos sistemas utilizados na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para facilitar o acompanhamento, sustentação e identificação de necessidades de ajustes, bem como realizar a curadoria da documentação de mudanças realizadas nos Sistemas.

Algumas das soluções implantadas foram:

• Wiki.Saúde

• Barramento de Dados

SAIBA MAIS 


♦ Sistemas e Gestão da Informação da Atenção Primária e de Vigilância em Saúde

Tem como objetivo principal a implementação de soluções tecnológicas que englobam os Sistemas de Gestão da Informação na Atenção Primária à Saúde (APS) e na Vigilância em Saúde. O foco é promover a otimização dos processos de trabalho por meio da automação, além de facilitar a disponibilização de informações estratégicas para a gestão e a execução das ações em saúde. Dessa forma, busca-se oferecer ferramentas que sejam simples, ágeis, transparentes, eficientes e eficazes.

As principais soluções são:

• e-SUS APS PEC Multimunicipal

O e-SUS APS PEC Multimunicipal foi implementado para que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios, os Centros Regionais de Especialidades (CRE) e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) tenham prontuários eletrônicos.

• Integração do e-SUS APS e SIA-SUS - Integra BPA

O Sistema Integra BPA automatiza a produção ambulatorial dos sistemas e-SUS APS e GAL (sistema informatizado para Laboratórios de Saúde Pública). Extrai as informações diretamente dos bancos de dados desses sistemas e gera, de forma automática, um arquivo contendo todos os procedimentos realizados pela unidade de saúde a ser importado sistema BPA Magnético. 

 


♦ Tecnologia de Análise de Dados e Business Intelligence

Atua na implementação de soluções tecnológicas e de inovação relacionadas à construção de ambiente de dados, bem como no desenvolvimento de painéis para as áreas técnicas. Também fomenta o crescimento da cultura de tomada de decisões baseadas em dados e a aplicação de conceito de curadoria de dados para as soluções desenvolvidas, implantadas e implementadas em Análise de Dados e Business Intelligence (BI).

O ProticSUS produziu 613 novos painéis de BI com 4.565 indicadores para a gestão da saúde no Espírito Santo, que servem de apoio para a tomada de decisões e identificação dos pontos de esforço. Os indicadores abordam:

  • Regulação ambulatorial
  • Regulação de leitos
  • Complexo Regulador
  • Gestão hospitalar
  • Gestão Especializada
  • Monitoramento de alta e de cirurgias;
  • Mutirão de cirurgias.

  • Atenção Primária
  • Gestão Assistência Farmacêutica
  • Vigilância em Saúde
  • Mandados Judiciais

Coordenação

Luciana Recla

Graduada em Administração e especialista em Recursos Humanos, possui MBA em Gestão de Projetos e experiência na área de Tecnologia da Informação

E-mail: lucianarecla@saude.es.gov.br