Curso de Aperfeiçoamento em Epidemiologia tem aula inaugural

14/12/2022 17h40 - Atualizado em 15/12/2022 07h59

O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) realizou, nessa segunda-feira (12), a aula inaugural do curso de Aperfeiçoamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS Fundamental) para a Qualificação da Rede de Vigilância em Saúde.

O evento virtual teve como tema a "Integração da Vigilância e Atenção Primária à Saúde (APS) no exercício da Integralidade" e contou com a participação do subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin; do gerente de Ensino do ICEPi, Luiz Cláudio Oliveira; e da doutora em Saúde Pública e professora do Instituto de Saúde Coletiva, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Carmem Teixeira.

“Estamos iniciando um curso que tem uma grande representação. Além de promover a formação dos alunos que vão atuar diretamente nos territórios, será também uma qualificação do município para intervir diretamente. Um dos focos da formação é o fortalecimento das cidades, por meio das secretarias municipais de Saúde, descentralizando a Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde (Sesa) para as regionais de Saúde e municípios”, ressaltou Reblin.

“O ICEPi foi um sonho e hoje é uma realidade que está presente em diversos programas da Secretaria da Saúde, atuando em quase todas as cidades do Espírito Santo. Conseguimos levar conhecimento para nossos profissionais que trabalham nos municípios. Por isso, a importância de criar uma forma de qualificação em grande escala, com qualidade, atingindo todos os municípios e melhorando o atendimento da Vigilância Epidemiológica”, salientou Oliveira.

Já para a professora Carmem Teixeira destacou a iniciativa do Espírito Santo de implantar um instituto voltado para a pesquisa, a formação e, principalmente, para enfatizar a reorganização das práticas de vigilância. “É uma iniciativa muito boa e corajosa. Quero participar e conhecer o trabalho que vocês já estão desenvolvendo”, disse.

O curso

O curso tem previsão para início em janeiro e conclusão em maio de 2023. Ao todo, foram ofertadas 140 vagas. A formação é realizada pelo Programa de Qualificação das Redes de Vigilância em Saúde do ICEPi, em parceria com a Subsecretaria de Estado de Vigilância em Saúde.

Gabriel Torobay / Mayra Scarpi / Mariela Pitanga / Anna Carolina Otoni / Felipe Bezerra / Danielly Schulthais / Lorena Zonta