Encontro destaca experiências bem-sucedidas na Atenção Primária à Saúde em municípios capixabas

13/12/2023 16h22

As experiências bem-sucedidas de atuação das Equipes Multiprofissionais Ampliadas (Emulti), do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), foi tema do 1º Encontro de Experiências Emulti, realizado na última semana, no Palácio da Fonte Grande, em Vitória. Presentes em 39 municípios capixabas, as equipes contam com profissionais de 12 categorias, responsáveis por ações e atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). As Emulti fazem parte do Componente de Provimento e Fixação de Profissionais, do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS).

No evento, foram apresentadas iniciativas como o “Grupo da Coluna”, desenvolvido na cidade de Iúna com intuito de melhorar a força muscular, a flexibilidade, a consciência corporal, a boa capacidade respiratória e o controle motor de mulheres por meio da prática do pilates solo e da dança circular. Mais de 90 participantes, entre 23 e 78 anos, já participaram do grupo, que se reúne duas vezes por semana.

A atividade física também é uma aliada no município de São Roque do Canaã, que trabalha com a promoção da saúde e a reabilitação de seus pacientes. O projeto “Bem Viver” promove exercícios aeróbicos, de fortalecimento muscular, coordenação motora, mobilidade articular, entre outros. Já na reabilitação funcional terapêutica, são realizados alongamentos postural, exercícios respiratórios e meditação. Além disso, a equipe também presta cuidados em saúde mental e apoio fármaco-terapêutico aos participantes do projeto, que tiveram uma melhora considerável nos quadros emocionais, diminuindo quadros depressivos e de ansiedade. Houve também melhora na mobilidade física, redução de quedas acidentais, avanço no condicionamento físico e aumento do convívio social.

Iniciativas voltadas para a saúde mental também estão presentes em Muqui. O projeto “Muqui Mente Saudável” conta com ações voltadas ao acesso, acolhimento e atendimento integral e humanizado. Durante os encontros, são oferecidas sessões de psicoterapia, atendimentos com enfermeiro e encaminhamentos intersetoriais por meio da assistência social. Ao todo, foram feitos mais de 2 mil atendimentos em grupo, além de visitas domiciliares e estudos de caso.

Também foram apresentadas, durante o evento, iniciativas de promoção e prevenção voltadas às áreas rurais, como em Muniz Freire. Por meio do projeto “Mais Saúde e Cidadania em sua Comunidade”, além de ações de prevenção em saúde como aferição de pressão arterial, vacinação, consultas médicas e testes de glicemia, HIV e Infecções Sexualmente transmissíveis (IST’s), a equipe incentiva a alimentação saudável por meio do cultivo de hortaliças e legumes. São disponibilizadas sementes para o plantio das hortas e orientações sobre o preparo do solo e cultivo. Todas as famílias que aderem ao projeto recebem acompanhamento e são contempladas com filtros de barro. As hortas domiciliares já estão presentes nas casas de 118 famílias da região.

Abertura

Na abertura do evento, o diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, explicou ser fundamental a parceria com os municípios para a realização de um trabalho de excelência: “A Atenção Primária à Saúde (APS) de qualidade só é possível em uma relação interprofissional de cuidado, ensino e pesquisa e nós devemos muito a essa parceria com os municípios capixabas, ressaltou.

A coordenadora do Provimento do ICEPi, Thaís Maranhão, relatou que as Equipes Multiprofissionais foram pensadas para ampliar a cobertura da APS e a atuação dos profissionais de saúde. “O que buscamos é promover um acesso humanizado e com equidade ao sistema de saúde. Alcançamos 80% de cobertura na Atenção Primária, o que representa mais pessoas alcançadas”, disse.

O coordenador das Equipes Multiprofissionais Ampliadas, Giovani Olmo, destacou que a formação interprofissional é um diferencial do aperfeiçoamento ofertado pelo ICEPi: “Compartilhar as experiências em um evento como esse é importante para inspirar outros profissionais na divulgação dos trabalhos desenvolvidos. A nossa missão é fortalecer a APS por meio da formação de profissionais e da promoção de uma melhor qualidade de vida”, frisou.

A coordenação do Provimento ainda fez uma homenagem para Liu Leal, coordenadora do Qualifica-APS que faleceu no início de outubro.

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Caroline Pignaton / Mayra Scarpi / Amanda Drumond

icepi.comunicacao@saude.es.gov.br