Estudos do Observa ICEPi são apresentados no 2º Simpósio Catarinense de Imunização
Os estudos sobre desinformação e hesitação vacinal produzidos pelo Observa ICEPi foram apresentados no 2º Simpósio Catarinense de Imunização, em Florianópolis, Santa Catarina. O evento, que aconteceu na última quinta-feira (23), teve como objetivo difundir o cenário da vacinação no Espírito Santo, bem como debater sobre as principais dificuldades e os desafios para o resgate do alto alcance das coberturas vacinais.
Representando o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), o pesquisador Fábio Goveia avaliou a participação no simpósio como uma oportunidade para alertar sobre o impacto das fake news e da desinformação na área da saúde. “A desinformação e a circulação de fake news é um problema grave e afeta também a saúde pública. Por isso, o trabalho do Observa ICEPi é tão importante. Queremos ajudar a reduzir a recusa vacinal e ampliar sua cobertura", disse.
Uma das coordenadoras do evento, Patrícia Pozzo avalia que é de extrema relevância compartilhar com os trabalhadores da saúde sobre a proporção que as notícias falsas podem alcançar e, por isso, o Observatório ICEPi foi convidado para apresentar o seu trabalho durante o simpósio. “Já tivemos a oportunidade de acompanhar uma palestra do Observa ICEPi em um evento do Ministério da Saúde e ficamos surpresos ao ter ciência de que existe uma rede especializada na propagação de notícias falsas e um sistema de monitoramento em tempo real que mede a circulação desses conteúdos”, ressaltou.
Os estudos do Observatório podem ser acessados em https://icepi.es.gov.br/projeto-observa-icepi. O objetivo do projeto é mapear a circulação das mensagens de modo a analisar os atores, discursos e as controvérsias nas plataformas digitais para identificar a opinião pública e as comunidades formadas em torno de temas e práticas de saúde, a fim de realizar a detecção de padrões de comportamentos que auxiliam nas estratégias de comunicação para a saúde em plataformas digitais.
9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (CBCSHS)
Também neste mês de novembro, o Observa ICEPi foi destaque no 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (CBCSHS), que aconteceu em Recife, Pernambuco, por apresentar um estudo que recebeu menção honrosa.
Intitulado “Padrões da desinformação vacinal no Telegram”, a pesquisa descreve como funcionam os cinco padrões mais frequentes na fabricação de desinformação vacinal. Para isso, foram analisadas 79.131 publicações de junho de 2022 a janeiro deste ano. O Observatório também apresentou, durante o congresso, o trabalho “Emoções e vacinação: estudo do compartilhamento de imagens sobre vacina no Twitter”.
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação em Saúde - ICEPi
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi / Amanda Drumond
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br